Home / Esportes

ESPORTES

CBF determina proibir a presença de público nos estádios, após nova reunião com os clubes

Em uma reunião com os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), decidiu suspender a presença de público nos estádios. na ultima reunião o assunto ficou pendente, pois ouve uma discursão entre o presidente da confederação, Rogério Cabloco, e o Rubens Lopes da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), e será novamente avaliado em 15dias.

O único time que não teve representante na reunião foi o Flamengo, e que a votação da proibição da presença do público foi unanime dos 19 clubes da Série A e as federações de futebol dos estados menos o Ferj.

Discursão na primeira reunião

Na quinta-feira (23), foi realizado em uma reunião em forma virtual para decidir o retorno do público nos estádios, mas o encontro terminou em discursão. O bate-boca aconteceu por decisões ao contraio entre Caboclo e Lopes em relação a volta do público nos jogos. A direção do Flamengo e o presidente Ferj queriam o retorno imediato dos torcedores, apoiados pela decisão do Governo do Rio de Janeiro.

Nota divulgada pela CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os Clubes da Série A do Campeonato Brasileiro decidiram manter o veto à presença de torcedores nos estádios durante a realização do Brasileirão Assaí 2020, conforme previsto na Diretriz Técnica Operacional de Retorno das Competições, publicada em 24 de julho de 2020, que estabelece os protocolos de prevenção à epidemia de Covid-19.

A decisão foi tomada por unanimidade entre os 19 Clubes presentes, em reunião, por videoconferência, realizada na tarde deste sábado, 26, às 15h. O Clube de Regatas do Flamengo não esteve presente no encontro. Além dos Clubes da Série A, participaram da discussão os presidentes de Federações Estaduais que sediam jogos da competição.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, e os presidentes dos Clubes declararam-se favoráveis ao retorno gradual do público aos estádios, desde que com aval das autoridades de saúde locais, de forma isonômica e guiado por todas as medidas protetivas previstas no estudo encaminhado pela CBF ao Ministério da Saúde.

Como isso, no momento, ainda não é possível, ficou acordada a retomada do debate do tema a cada 15 dias para reavaliação do cenário em âmbito nacional.

Com a decisão, a partida da Seleção Brasileira contra a Bolívia, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022, no dia 9 de outubro, em São Paulo, igualmente será realizada sem a presença de torcedores.

Nota oficial do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo foi convocado pela CBF para uma reunião da Comissão Nacional de Clubes, no dia 26 de setembro de 2020, visando tratar do assunto "retomada do público nos estádios".

A Comissão Nacional de Clubes é um Órgão estatutário acessório da CBF, formado por 9 (nove) clubes das séries A, B, C e D, que se reúnem para apresentar sugestões de melhorias e de modernização do Futebol à CBF, a quem cabe, ao seu talante, aceitá-las, ou não, conforme se verifica no seu estatuto.

O Flamengo não é um dos 9 (nove) membros da CNC, mas foi chamado para a reunião como mero convidado.

O Flamengo vem declinar do convite, eis que entende que o tema em pauta é estranho à competência dos clubes e da CBF, não havendo nada a sugerir, nem decidir, em matéria cuja atribuição é privativa das autoridades públicas locais, conforme, inclusive, já decidiu o Supremo Tribunal Federal.

  • Com informação GE.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias