Home / Esportes

ESPORTES

Portugal sofre, mas bate a Hungria na estreia da Euro com recordes de Cristiano Ronaldo

Não foi fácil, mas a vitória veio - com recordes. Portugal estreou na Euro 2020 com vitória por 3 a 0 sobre a Hungria em Budapeste, pela primeira rodada do Grupo F. Raphäel Guerreiro e Cristiano Ronaldo em duas oportunidades marcaram para os lusitanos.

Portugal, que defende o título europeu, vinha de péssimo retrospecto em estreias de grandes competições. A última vitória em estreias aconteceu em 2008, na Euro daquele ano, sobre a Turquia. De lá para cá foram três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018) e duas Eurocopas (2012 e 2016).

A partida foi difícil para os portugueses, que pressionaram desde os primeiros minutos. A seleção húngara, com um time tecnicamente inferior ao dos adversários, pouco assustou, mas esteve muito bem postada defensivamente - os números de posse de bola (70% x 30%) e de finalizações (6 x 1) mostram a disparidade lusitana nos primeiros 45 minutos, que só não foi para o intervalo com vantagem no placar graças às intervenções do goleiro Gulácsi.

Imagem
O goleiro Péter Gulácsi foi destaque da Hungria nos primeiros 45 minutos em Budapeste (Foto: Reprodução/Twitter Euro 2020)

Na segunda etapa o cenário não mudou: Portugal continuou pressionando e a Hungria se defendendo. Só aos 38 - quatro minutos depois da Hungria ter um gol anulado. Raphäel Guerreiro bateu de primeira o cruzamento que veio de Rafa Silva. A bola desviou em Orbán e matou Gulácsi.

Dois minutos depois, Orbán e Rafa Silva apareceram novamente. O português recebeu bom passe de Renato Sanches e só foi parado na área sendo puxado pelo zagueiro húngaro. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu firme no canto esquerdo do goleiro e se isolou como o maior artilheiro da história da competição, com dez gols.

Rafa Silva (à direita) sofre pênalti de Orbán no lance que resultou no segundo gol de Portugal
Orbán puxa Rafa Silva na área (Foto: Bernadett Szabo/AFP)

Os portugueses continuaram pressionando mesmo com o placar em 2 a 0. Aos 46 minutos, Cristiano Ronaldo tabelou com Rafa Silva, driblou Gulácsi e bateu de esquerda para marcar o segundo na partida e o 11º na história do torneio.

RECORDES

A partida em Budapeste marcou a quebra de três recordes por Cristiano Ronaldo. Além de se tornar o maior artilheiro na história do torneio, o gajo se tornou o único jogador a disputar cinco edições de Eurocopa (2004, 2008, 2012, 2016 e 2020) e o atleta com mais partidas vencidas no torneio.

Cristiano Ronaldo, Hungria x Portugal, Eurocopa — Foto: REUTERS/Bernadett Szabo
Cristiano Ronaldo comemora um dos gols contra a Hungria (Foto: Reuters/Bernardett Szabo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias