Home / Esportes

ESPORTES

Goianas disputam bronze no vôlei sentado em Tóquio

A seleção brasileira feminina de vôlei sentado enfrentou nesta sexta-feira (3) os Estados Unidos e perdeu por 3 sets a 0. Porém, o sonho da medalha de bronze ainda está perto de ser realizado, uma vez que não foi possível alcançar o ouro. No entanto, o duelo entre China e Canadá será decisivo, e a cartada final fica para este sábado (4), às 4h30 (horário de Brasília). Assim, o Brasil ganha a oportunidade de levar o segundo pódio para casa, conforme aconteceu na Rio 2016.

Vôlei: paradesporto nas escolas

Por outro lado, a presença da equipe goiana na Paraolimpíada de Tóquio 2020 ajuda a valorizar a pratica desportiva no estado. De acordo com o consultor esportivo Vinicius Cruz de Oliveira, esta é a terceira Olimpíada disputada por atletas goianos e o impacto social vai além das quadras..

"Hoje nós temos cinco atletas goianas da equipe da ADAP aqui que está representando a Seleção Brasileira nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio A gente se sente muito mais motivado porque eles nos passam uma uma autoestima muito grande", disse ao Diário da Manhã.

No entanto, a ausência de visibilidade e investimento atrapalham o desenvolvimento da modalidade no estado. Assim, Vinícius estuda a possibilidade de ampliar o projeto para as escolas.

"Isso poderia ser trabalhado ao longo do ano principalmente dentro das escolas. Aproveitar esse momento paraolímpico que todos os esportes estão tendo muita visibilidade, contando as missões aí na TV, na internet e em redes sociais. Inserir os jovens aí nesse meio esportivo, levar essas informações aí pra dentro das escolas", destaca.

Por outro lado, a captação de recursos para a prática esportiva em escolas públicas tem sido difícil desde o começo da pandemia. Assim, o Ministério da Educação (MEC) anunciou corte de verba de aproximadamente R$ 1,43 bilhão. Pois, de acordo com órgão, o corte seria necessário para fechar os gastos da União conforme proposta apresentada no Projeto de Orçamentária Anual 2021.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias