Home / Esportes

ESPORTES

De Valparaíso de Goiás para brilhar no Palmeiras

Grande destaque da conquista inédita do Palmeiras na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a goleada sobre o Santos por 4 a 0 ontem no Allianz Parque, o atacante Endrick, de apenas 15 anos, iniciou a sua história no futebol em Valparaíso de Goiás, cidade do Entorno do Distrito Federal, de onde partiu rumo à base do Palmeiras onde já é ídolo diante do raro futebol apresentado.

O garoto prodígio, que foi a Taguatinga no Distrito Federal para nascer, incentivado por familiares, cresceu nas escolinhas de futebol do município de Valparaíso de Goiás, antes de virar ídolo palmeirense. De origem humilde, aos 4 anos de idade incentivado pelo pai, o ex-jogador Douglas Ramos, Endrick deu seus primeiros passos em escolinhas de futebol da cidade.

Antes da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Endrick já somava 167 gols em 170 jogos pela base do Palmeiras. Ele chegou à equipe em 2017, para atuar no sub-11, depois de um vídeo gravado pelo seu pai chegar nas mãos de um dos treinadores das categorias de base do clube.

Torcedores cogitaram a convocação do atleta para a disputa do Mundial de Clubes, no próximo mês. Ele poderia ser inscrito, mas o técnico Abel Ferreira descartou a possibilidade. Endrick também afirma não ter pressa para jogar entre os profissionais.

"Estou tranquilo. Vou torcer pelo time no Mundial. Tento pensar na base, tento não pensar no profissional para não atrapalhar minha carreira. O Abel está certo. Tenho de concordar. Vou torcer muito pelo Mundial", afirmou o atacante após a decisão.

Para Abel Ferreira, Endrick, depois da final da Copa São Paulo, precisa brincar e, quem sabe, viajar para a Disney. Questionado sobre a sugestão do treinador, Endrick desconversou.

A Fifa permite que jogadores da idade de Endrick sejam inscritos no Mundial. No Brasil, o garoto só pode assinar um contrato profissional quando fizer 16 anos, no dia 21 de julho.

Além da questão contratual, outro fator já afastava Endrick do Mundial. Se decidisse levar a promessa, o Palmeiras precisaria cortar um jogador da lista de inscritos.

Nome da Copinha
Endrick foi o grande nome da primeira conquista do clube na Copinha, coroando um longo trabalho da base do clube, que soma cinco títulos estaduais seguidos. Em votações populares, ele foi escolhido o destaque do torneio e autor do gol mais bonito - aquela puxada, quase uma bicicleta, diante do Oeste nas quartas de final que encobriu o goleiro.

O jovem atacante destaca a força do grupo para a conquista. "Esse é um título muito importante para a nossa sociedade. A gente não tinha. Os títulos são consequência. É o grupo sobre o indivíduo. Não ganhei esse prêmio sozinho. Não ganhei o título sozinho. Primeiro foi Deus. Ele está fazendo coisas importantes na minha vida e só tenho a agradecer", afirmou no final do jogo.

Logo no início da decisão, Endrick aproveitou a primeira chance que teve. Após boa jogada de Vanderlan pela esquerda, o atacante aproveitou a falha dos zagueiros e abriu a goleada no Allianz Parque. Ao longo da final, ele não se intimidou com as chegadas fortes dos defensores do Santos. Ainda no primeiro tempo, tentou dar uma carretilha quando o time já vencia por 3 a 0 e fugiu da pressão dos jogadores do Santos, que viram desrespeito no drible, ele levantou os braços e fugiu das discussões.

No segundo tempo, Endrick foi ovacionado pelos 20 mil torcedores no estádio do Palmeiras ao ser substituído. Artilheiro do time no torneio com seis gols, Endrick virou o grande xodó da torcida palmeirense. Sua fama e a expectativa em relação ao seu desenvolvimento devem aumentar nos próximos meses após o título inédito da Copinha.

Repercussão internacional
Vários times da Europa já manifestaram interesse na contratação da jóia palmeirense, entre eles, o Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Manchester United e Liverpool.

A informação foi divulgada pelo jornal espanhol Sport. Mas de acordo com a legislação, Endrick só pode ir para a Europa em julho de 2024, quando completar 18 anos. Uma alternativa seria fechar a contratação com o Palmeiras e deixar o atacante jogando no Brasil até atingir a maioridade. O Palmeiras fez uma consulta à Fifa sobre a utilização do atacante na Copa do Mundo e a resposta foi positiva. Ainda assim, Endrick não tem presença certa no Catar quando terá 16 anos. (Com Agência Estado)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias