Home / Esportes

ESPORTES

Desporto Universitário: Goianos recebem premiação e Federação Goiana ganha o quarto lugar no Troféu Eficiência

A premiação Melhores do Ano foi realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), que escolheu o melhor do esporte universitário em 2021. A Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), pela primeira vez na história, chegou em sua maior posição no ranking das instituições com melhores rendimentos no esporte universitário, ocupando a quarta colocação no Brasil. As premiações aconteceram na noite desta quarta-feira, 23, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

O presidente da FGDU, Lusimar Santos, ressaltou que a posição conquistada foi fruto de muito trabalho por parte de todos os envolvidos. O dirigente lembra também que nos últimos 10 anos, Goiás passou a ser conhecido como o maior polo realizador de competições universitárias.

"Isso é fruto de muito trabalho, de muita dedicação de toda equipe da FGDU, junto com todos os atletas, técnicos, voluntários, parceiros como o Governo do Estado, Prefeituras, e Secretárias de esportes de vários municípios, onde temos campos universitários. Meu agradecimento especial, a todos aqueles que ao longo desses 73 anos, fortificaram e consolidaram o Desporto Universitário no nosso Estado. Goiás já é conhecido como o maior polo realizador de competições universitárias, nos últimos 10 anos, não apenas realizações, mas competições, com nível de organização, com padrão internacional, então muito obrigado a todos os atletas".

Além da instituição goiana,  dois goianos foram eleitos os melhores em suas respectivas modalidades, sendo a atleta Samara Chaves, uma das bolsistas do Bolsa Atleta, premiada como a melhor do futebol e futsal do time do Universo. E o goiano Hiury Linhares, do time de rugby da UFG.

O evento voltou a ser realizado presencialmente após dois anos devido à pandemia do novo coronavírus. E a noite contou com a presença de personalidades do esporte e da política nacional e do Distrito Federal, como Luciano Cabral, Presidente da CBDU, que diz ter enfrentado grandes dificuldades no esporte universitário durante a pandemia, mas ressalta o espírito de gratidão por ter concluído o calendário mesmo com divergências.“Conseguimos completar todo o calendário da CBDU mesmo em meio à uma pandemia. Então hoje temos apenas que agradecer a todos, principalmente aos atletas.”, disse.

Ex-atletas olímpicos também compareceram ao evento, sendo Maurren Maggi, embaixadora dos JUBs, e a ex-ginasta Daiane do Santos. Segundo informações da CBDU, em 2021 o evento gerou 500 empregos temporários, movimentando cerca de R$ 12 milhões na economia local, com cerca de 3,5 mil atletas e 26 modalidades.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias