A fase final da Copa Libertadores começa em agosto e os sete brasileiros permanecem na briga pelo título. Torcedores de todo o país, inclusive, têm utilizado o Cupom KTO para tentar prever o campeão. Nas últimas cinco edições, apenas times do Brasil levantaram a taça – será que eles conseguirão manter a hegemonia?
O favoritismo, diga-se de passagem, continua com os brasileiros, pelo maior poder financeiro, melhores estruturas e elencos. De todo modo, a Libertadores pode ser uma competição muito traiçoeira. Basta uma noite ruim para que um time fique em uma situação bastante complicada.
Por isso mesmo, torcedores do Palmeiras estão bastante preocupados. O time fará um clássico local contra o Botafogo, que vem realizando uma boa temporada. O Verdão também começou bem o ano e ainda briga pelas primeiras colocações no Brasileirão, mas está atravessando uma fase ruim, com derrotas consecutivas.
E é justamente aí que mora o perigo, uma vez que o mata-mata não dá tempo para que as equipes se recuperem. Os palmeirenses, portanto, esperam que a equipe possa retomar o bom futebol até o dia 14 deste mês, quando ocorre o primeiro confronto.
Outros brasileiros
Mas se a torcida alviverde está apreensiva, o mesmo vale para os botafoguenses. O time, afinal, luta pelo seu primeiro título da Libertadores e terá pela frente um tricampeão. Além disso, a rivalidade entre Botafogo e Palmeiras vem se acentuando desde o ano passado, e a previsão é de dois jogos extremamente equilibrados.
Falando de clássicos nacionais, Grêmio e Fluminense também vão se enfrentar nas oitavas de final da Libertadores. Ambas as equipes não vêm bem no Brasileirão e tentarão de tudo para seguir adiante na competição continental e usá-la para ganhar força para a sequência da temporada.
Já o Atlético Mineiro vai encarar um dos grandes da Argentina: o San Lorenzo. É verdade que o momento do Galo é muito superior ao do time do Papa. De todo modo, na Libertadores muitas vezes o imponderável entra em campo e, quando se trata de um time tradicional argentino, todo cuidado é pouco.
Quem também enfrenta um gigante sul-americano é o São Paulo, que vai encarar o Nacional, do Uruguai. Sim, os times do país vizinho não assustam há muito tempo, mas o mesmo raciocínio usado no caso do Galo se aplica aqui. É preciso muita atenção contra um time tradicional e que, ademais, está acostumado a disputar a competição continental.
Por fim, em teoria, o Flamengo tem o adversário menos perigoso. Mas só em teoria mesmo, porque na prática jogar na altitude vem se mostrando, ao longo dos tempos, um enorme desafio, e o Bolívar já pregou muitas peças em gigantes sul-americanos atuando em casa.
Hegemonia
Os brasileiros, portanto, lutam para manter a hegemonia na Libertadores. As últimas cinco edições foram vencidas por equipes daqui. Embora o favoritismo se mantenha, nenhum campeonato é conquistado por antecipação, e será preciso mostrar a superioridade dentro de campo. Qualquer tropeço poderá ser fatal de agora em diante.
Confrontos das oitavas de final
San Lorenzo x Atlético Mineiro
Grêmio x Fluminense
Talleres x River Plate
Colo-Colo x Junior Barranquilla
Nacional x São Paulo
Botafogo x Palmeiras
Peñarol x The Strongest
Flamengo x Bolívar