No segundo jogo da semifinal da Copa Verde, o Goiás venceu o Cuiabá por 2 a 0 no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), e pela primeira vez chega a uma decisão da competição regional.
O Esmeraldino jogava por uma vitória de dois gols de diferença já que tinha perdido a primeira partida por 1 a 0 na Arena Pantanal no jogo de ida. Com mais esta vitória, são 11 Jogos na Serrinha com 10 conquistas e um empate neste ano de 2023.
O Cuiabá é bicampeão da Copa Verde e o Goiás nunca conquistou um título regional. A conquista desta competição dá vaga direta à 3ª fase da Copa do Brasil.
O alviverde goiano, depois da desclassificação na Copa do Brasil para o Águia de Marabá (PA), tinha a Copa Verde como meta e começou a partida no ataque, mas até os 15 minutos não houve nenhum lance de perigo real de gol dos dois times. O Cuiabá truncava o jogo e o Goiás jogava nervoso.
Mas a partir daí a pressão esmeraldina cresceu e Vinícius, aos 18 minutos, quase fez com o zagueiro tirando a bola em cima da linha. E o jogo continuou assim até o final do primeiro tempo com muitas faltas e nervosismo dos jogadores dos dois times o que levou a um festival de cartões amarelos, cinco para o Cuiabá e três para o Goiás. No final do jogo, confusão com mais dois cartões amarelos, Lucas Halter para o Goiás e Wellington Silva para o Cuiabá.
Segundo tempo
A etapa final começou como a primeira, nervosa. Aos dois minutos, Isidro Pitta do Cuiabá, após falta em Sander, recebe segundo amarelo e é expulso. Goiás começa o segundo tempo com um jogador a mais. Mas, assim como no primeiro tempo, não houve nenhum lance de perigo de gol até os 15 minutos. Mesmo com um jogador a mais, o alviverde goiano não rendia em campo.
Os dois times fizeram várias substituições, principalmente de jogadores que já tinham cartões amarelos. A partir daí o Goiás, com um jogador a mais e precisando da vitória para levar a decisão, pelo menos nos pênaltis, parte pra cima do Dourado que se defende como pode. Até que aos 20 minutos, após uma blitz, Lucas Halter faz o primeiro gol do Goiás.
A partir do gol, o Cuiabá recua ainda mais e a pressão do time esmeraldino cresce. O Dourado se defendia como podia. O time de Mato Grosso fazia cera a todo momento para esfriar a partida até que, aos 28 minutos, de cabeça, Maguinho, amplia o placar. 2 a 0. Resultado que daria a classificação do Verdão para a final da Copa Verde.
Aos 33 minutos o Cuiabá quase marca, mas Tadeu faz bela defesa e caiu no chão, paralisando a partida. A embromação agora é do Goiás que cadencia o jogo. Os dois goleiros, Walter do Cuiabá e Tadeu do Goiás, com boas defesas, evitaram alteração no placar. Final: Goiás 2 X 0 Cuiabá. O verdão chega pela primeira vez à final da Copa Verde, diminuindo a crise esmeraldina após a eliminação da Copa do Brasil. O Cuiabá ainda teve outro jogador expulso, Deyverson, após cotovelada, no finalzinho da partida.
Após a vitória e a classificação do Goiás para a final da Copa Verde, o esmeraldino tem pela frente agora, o clássico contra o Atlético-GO na primeira partida da decisão do Goianão 2023. O primeiro jogo acontece no estádio Antônio Accioly e está marcado para o dia 2 de abril, próximo domingo. A partida de volta está marcada para o dia 9 do mesmo mês e está prevista para acontecer na Serrinha. No ano passado, o Atlético foi campeão vencendo o Goiás por 3 a 1 no estádio Hailé Pinheiro no último jogo da decisão.