A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) apresenta balanço positivo de 15 dias de atividades realizadas, na primeira etapa da Frente de Ações Urbanas. A ação, lançada 13 de março pela Prefeitura de Goiânia na Região Noroeste, levou ações a 300 bairros com serviços de limpeza, roçagem, poda de árvores, pintura de meio-fio e remoção de entulhos.
Durante a primeira etapa, foram removidos 20 mil toneladas de entulhos descartados em locais irregulares. A roçagem com costal e trator pequeno chegou a 3,7 milhões de metros quadrados, enquanto a mecanizada atingiu 2,9 milhões. O balanço também mostra 6 milhões de metros lineares de varrição de vias, e 630 mil metros lineares de pintura de meio-fio. O Cata-treco atendeu 880 ordens de serviços (O.S), enquanto 3.520 mil itens foram recolhidos.
A Companhia montou equipe especial, denominada de "cata-bagaço", que recolheu 63 mil toneladas de materiais que poderiam ter sido reciclados, se a população tivesse destinado corretamente os objetos, ou acionado o serviço da Coleta Seletiva.
A Comurg realizou também destocamento de árvores (196 unidades); limpeza em lotes autuados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) (57 executados); limpeza de mananciais (253 mil metros quadrados); processo de poda e extirpação (46 unidades); poda de árvores (2.468 unidades); retirada de árvores caídas (18 unidades); extirpação de árvores (171 unidades).
Segundo o presidente da Comurg, Alisson Borges, a iniciativa tem proposta de reforçar serviços que já são realizados diariamente pela Companhia. "Consideramos o balanço positivo, mesmo diante de pequenos contratempos na execução de algumas atividades, devido a quantidade de chuvas que caíram nos últimos dias“, explica.