Home / Goiás

GOIÁS

Quadrilha que aplicava 'bença tia' pelo WhatsApp é presa

Na manhã dessa terça-feira (1) a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos coordenou a “Operação Bença Tia Digital”, na qual foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária em 8 cidades do estado de Goiás, (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Alexânia, Águas Lindas, Luziância e Nova Crixás).

Realizadas pela equipe da DERCC, os investigados, são responsáveis por aplicar golpes que resultaram em mais de R$ 260 mil de prejuízo para ao menos três vítimas. O nome da Operação “Bença Tia Digital” faz alusão a conhecido golpe que era aplicado por meio de ligações telefônicas, porém atualmente esse tipo de golpe é realizado através de mensagens via WatsApp.

Os criminosos se passam por familiares das vítimas, colocam fotografias de parentes conhecidos para justificar ser a pessoa. Dessa forma eles abordam o pai, mãe, tio irmãos e solicitam valores em espécie, alegando que não conseguem acessar o aplicativo do banco e precisam de valores para pagamento de contas. Eles pedem transferências bancárias para contas de laranjas, (contas alugadas por criminosos para recebimento desses valores).

Segundo a Polícia Civil do Estado de Goiás, diversas operações foram realizadas para o combate a esta modalidade criminosa no estado. Alguns dos autores já estão presos no sistema prisional. Já os outros envolvidos estão sendo investigados, pois são responsáveis por alugar as contas bancárias dos laranjas usados pelos criminosos. A grande movimentação das contas laranjas torna ainda mais difícil a recuperação dos valores.

Os quatro presos, sendo duas mulheres e dois homens, são dois da cidade de Anápolis, um de Alexânia e um de Águas Lindas, aguardam no sistema de reclusão para serem interrogados. Além disso, uma das detentas já tem passagem pelo crime de tráfico de drogas e ainda faz o uso da tornozeleira eletrônica.

Mulher envolvida no crime de estelionatário - Foto/Polícia Civil

Os quatro investigados serão indiciados pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somados todos os crimes poderão ultrapassar 10 anos de prisão.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias