A juíza Erika Barbosa Gomes Cavalcante, 34 anos, titular da Vara Criminal de Goiás, foi a vencedora do 12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria “Trabalhos dos Magistrados”. Ela venceu com o projeto “Roda Antirracista: Diálogos para a Democracia Racial”.
A solenidade da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) foi realizada, segunda-feira (6), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Ana Clara Acioli, filha da juíza Patrícia Acioli (1964-2011), esteve presente.
“O Projeto ‘Roda Antirracista: Diálogos para a Democracia Racial’ é de extrema relevância, pois pequenas ações educativas podem transformar a sociedade”, destacou a magistrada em discurso. Segundo ela, “a Roda Antirracista promove o letramento racial, a empatia e a representatividade”.
Criado em 2012, o Prêmio celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Ela era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, quando foi morta, em 2011.
No total, foram premiados 18 autores de trabalhos e iniciativas em defesa dos direitos humanos e da cidadania. Confira a relação dos vencedores: