Home / Internacional

INTERNACIONAL

Vulcão em White Island entra em atividade deixando mortos, feridos e desaparecidos

O vulcão Whakaari da Ilha Branca (White Island), na costa leste da Nova Zelândia entrou em atividade nesta segunda-feira(9/12), lançando rochas, cinzas e muita fumaça. De acordo com a polícia local, cinco pessoas morreram, 18 ficaram feridas e dez pessoas estão desaparecidas.

O representante da polícia da Nova Zelândia, John Tims, informou que   barcos utilizados em excursões retiraram 23 pessoas da ilha, mas o resgate teve que ser interrompido por cousas dos riscos. Segundo ele, desde a erupção do vulcão os serviços de emergência não tem acesso à ilha e não há comunicação com ninguém na ilha.

Cerca de 50 turistas neozelandeses e estrangeiros estavam na ilha turística ou perto dela, no momento da erupção. Entre eles, estavam os passageiros do navio de cruzeiros Ovation of the Seas, que da Ilha Branca, seguiam para a cidade costeira de Tauranga. Após a erupção o governo cancelou todas as excursões que visitam White Island a cada ano. Anualmente a ilha recebe cerca de 10 mil pessoas.

O site de monitoramento geológico GeoNet alertou a BBC ,no dia três de dezembro, que "o vulcão podia estar entrando em um período em que a atividade eruptiva era mais provável do que o normal". Porém, tinham acrescentado que "o atual nível de atividade não representava um risco direto para os visitantes".

A Agência Nacional de Emergência emitiu um alerta para possíveis novas erupções e atividade sísmica moderada. Na região, o vulcão registrou diversas erupções nos últimos 50 anos.

Com informações de G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias