Home / Internacional

INTERNACIONAL

China manda fechar consulado dos EUA em Chengdu

Depois de ter o consulado chinês fechado em Houston pelo governo dos Estados Unidos, a China deu o troco nesta sexta-feira (24) e mandou que o consulado estadunidense em Chengdu, região sudoeste fosse fechado.

Segundo matéria publicada pelo portal de notícias G1, o Ministério das Relações Exteriores da China emitiu um comunicado sobre o fechamento do consulado dos Estados Unidos no país, no qual afirma que foi uma resposta legítima e necessária e classifica às medidas dos Estados Unidos como irracionais.

Em 1985 foi inaugurado o consulado na cidade de Chengdu e cobre a região sudoeste do país asiático, inclusive com a região do Tibete. De acordo com a publicação o consulado dos Estados Unidos na cidade possui 200 funcionários.

Mesmo com a ordem de fechamento, a China não informou por quanto tempo o consulado vai ficar fechado no país. Vale ressaltar que no fechamento do consulado chinês em Houston, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpe, estabeleceu um fechamento por 72 horas.

Consulado chinês nos Estados Unidos foi fechado devido a suspeitas de hackeres chineses tentarem roubar dados da vacina contra Covid-19

O consulado chinês foi fechado pelo governo estadunidense, depois que dois hackers tentaram roubar dados sobre as pesquisas da vacina contra a Covid-19 segundo as informações divulgadas pelos Estados Unidos, e que os dois suspeitos estariam trabalhando sobre o comando do serviço de espionagem chinês.

Ontem a China afirmou que estava sendo forçada a responder os Estados Unidos, após o fechamento do consulado em Houston, uma vez que tal decisão foi prejudicial às relações entre os países, conforme salientou o Ministério das Relações Exteriores da China. A medida adotada pelo governo americano, foi vista como sem precedentes e que devido a isso o governo chinês estudava uma retaliação.

Conforme o portal de notícias, os Estados Unidos, tem a embaixada em Pequim, o consulado em Chengdu, e outros quatro consulados no país asiático, que estão situados em Cantão, Xangai, Shenyang e Whuan, e um outro que fica na região de Hong Kong.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias