Home / Internacional

INTERNACIONAL

A polêmica 'renúncia' de um dos cardeais mais poderosos da Igreja Católica

A Santa Sé anunciou na última quinta-feira (24/09) que o cardeal Giovanni Angelo Becciu, uma das figuras de maior importância dentro do Vaticano, renunciou inesperadamente ao seu cargo e título.

"O Santo Padre aceitou a renúncia do cargo de Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e dos Direitos do Cardeal, apresentada por Sua Eminência o Cardeal Giovanni Angelo Becciu", afirmou o comunicado.

No entanto, o cardeal revelou à imprensa Italiana que sua renúncia não havia sido voluntária, mas ocorreu a pedido do Papa Francisco, pelas denúncias de corrupção que pesam contra ele.

Becciu afirmou que foi pressionado pela Santa Sé sob a suspeita de que "ele havia dado dinheiro da Igreja a seus irmãos", acusações pela as quais ele nega.

"Não roubei um euro. Não estou sob investigação, mas se me mandarem a julgamento, vou me defender", disse ele.

Apesar das declarações do Cardeal sobre as denúncias, a polêmica ainda atinge o Vaticano, o que aconteceu foi chamado de "um terremoto no Vaticano".

Em uma coletiva de imprensa que ocorreu na última sexta-feira (25/09) o cardeal disse que seu impeachment veio "como um raio vindo do nada" e que o papa "estava sofrendo" quando deu a notícia.

No comunicado, a Santa Sé  fez poucos esclarecimentos. Renúncias deste nível do Vaticano são extremamente raras.

O cardeal Becciu era um colaborador próximo do Papa Francisco e anteriormente havia ocupado um cargo importante na Secretaria de Estado do Vaticano.

As polêmicas envolvendo seu nome tiveram início depois que foi revelado que ele esteve envolvido na compra de um prédio de luxo em Londres por $232 milhões com fundos da Igreja, essa transação tem sido objeto de uma investigação financeira.

Becciu exerceu o poderoso papel de substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado de 2011 até 2018. A função o aproximou do Papa, com quem tinha encontros quase que diários.

Em 2018, Francisco nomeou Becciu como Cardeal, onde assumiu um novo cargo à frente do departamento que se encarrega de nomear os novos santos e beatos da Igreja.

Apesar da renúncia o cardeal manterá seu título, no entanto, ele perde seu direito de escolher o próximo papa.

Segundo os documentos oficiais a compra do edifício residencial na Sloane Avenue foi feita com dinheiro da Igreja, por meio de fundos offshore e de empresas.

No início deste ano Becciu defendeu a compra dizendo que "Foi feito um investimento em um prédio. Foi uma ocasião boa e oportuna, que hoje muita gente nos inveja", disse em fevereiro. Ele ainda negou que o dinheiro arrecadado para os pobres tenha sido usado no negócio.

Ainda envolvendo as polêmicas, no ano passado cinco funcionários do Vaticano foram suspensos após uma operação e policiais apreenderam documentos e computadores. Já em junho, o empresário italiano Gianluigi Torzi foi preso pela polícia do Vaticano sob suspeita de extorsão e peculato.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias