Home / Internacional

INTERNACIONAL

Acordo de cessar fogo-permanente é assinado na Líbia

O acordo foi assinado nesta sexta-feira, 23, após cindo dias de negociações em Genebra na Suíça, sob liderança das Nações Unidas.

Stephanie Williams, chefe interina da Missão de Apoio da ONU na Líbia, durante discussões entre as partes líbias em Genebra, Suíça, 21 de outubro. Martial Trezzini / AP

O acordo foi assinado na sexta-feira após cinco dias de negociações em Genebra organizadas sob a égide das Nações Unidas.

Segundo o Jornal francês Le Monde, as partes em conflito na Líbia assinaram nesta sexta feira, 23 de Outubro um acordo de cessar- fogo nacional, permanente e com efeitos imediatos. "Esta conquista representa um ponto de virada importante para a paz e a estabilidade na Líbia, disse a Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL). A assinatura do acordo durou dez minutos seguido de salva de palmas.

Caos Político desde 2011

Desde 2011 quando houve a queda do regime político do Ditador Muammar Gaddafi, a Líbia afundou no caos da disputa de poder, onde o Governo de Acordo Nacional (GAN), instalado na Capital Tripoli e reconhecido pela ONU, luta contra o poder personificado na pessoa do Marechal Khalifa Haftar, que reina sobre a parte leste e sul do país.

O acordo entre as partes vêm trazendo um fio de esperança para a população cansada de tantos conflitos e traz também medidas concretas decididas pelos beligerantes, como " a abertura de rotas terrestres ligando todas as regiões e cidades da Líbia". A chefe da missão da ONU Stephanie Williams, anunciou ainda que as duas partes concordaram em aumentar a produção de petróleo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias