Home / China

CHINA

China parabeniza Binden pela vitória nas eleições dos EUA; Brasil, Rússia e Coreia do Norte ainda ignoram o resultado

Nessa sexta-feira(13) a China enviou suas felicitações para Joe Binden, após ele se tornar o 46º presidente dos Estados Unidos. O reconhecimento por parte do país acontece quase uma semana após o anúncio da vitória do candidato democrata.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Chinês, Want Wenbin, declarou: "Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações a Biden e a Harris", disse ele, citando também a vice-presidente eleita, Kamala Harris.

Até então, na segunda-feira (9), Wenbin havia se limitado a dizer: "Entendemos que o resultado das eleições presidenciais americanas será determinado de acordo com as leis e procedimentos dos EUA".

Na eleição de Donald Trump, em 2016, o presidente Chinês, Xi Jinping, parabenizou o então presidente dos EUA, no dia seguinte a sua vitória.

Até o momento, a maior parte dos líderes mundiais já reconheceram a eleição de Joe Binden e de Harris. Porém, mesmo com o anúncio feito pelos veículos de comunicação americanos, Trump ainda não admitiu a derrota.

O ex-presidente americano, segue afirmando, sem apresentar provas, que houve fraude e tenta reverter o resultado na Justiça.

Com o reconhecimento da China, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, estão entre os poucos líderes mundiais que ainda não reconhecem o resultado. Além deles, o presidente mexicano, López Obrador, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un também não parabenizaram Binden.

O porta-voz da presidência Russa, declarou na última segunda-feira (9), que 'é correto esperar os resultados oficiais das eleições'.

Já ontem, o chefe da diplomacia russa, afirmou que o sistema eleitoral americano é 'arcaico' e disse ainda que "parabéns são enviados antes da publicação dos resultados quando não há disputa".

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias