Home / Internacional

INTERNACIONAL

Jornalista é assassinado a tiros, no México

Um crime bárbaro ocorreu no México contra um repórter enquanto ele trabalhava. Nesta segunda-feira (9) Israel Vázquez, de 31 anos, foi morto na cidade de Salamanca. O jornalista cobria uma matéria sobre a descoberta de “restos mortais” encontrados na cidade pela manhã. Nesse momento ele foi alvejado por vários tiros e não resistiu.

Até o momento ninguém foi preso e não se sabe ao certo a motivação do crime. Israel é o terceiro jornalista morto no país em menos de um mês. O crime segue sendo investigado pela polícia. O governador de Guanajuato, Diego Sinhue Rodríguez Vallejo através de seu twitter publicou uma mensagem em que condena a violência cometida contra o Jornalista.

A prefeitura da cidade fez um pedido a promotoria e ao governo estadual pedindo urgências nas investigações. O México é o país mais perigoso do mundo para exercer a profissão de jornalista, segundo o Comitê de Proteção à Jornalistas (CPJ).

Só no ano passado cerca de 11 profissionais da área foram mortos no México, o número ultrapassa países como a Síria em que sete jornalistas que cobriam a guerra foram brutalmente assassinados.

Segundo o comitê os crimes se dão pelo aumento da impunidade no país de por crimes não solucionados que mantém-se em aberto. Só em 2018 93% dos crimes cometidos no país não foram solucionados. Dos 35 mil homicídio registrados no país no ano de 2019, tinham ligação com a violência, tráfico de drogas ou cartéis ligados a atividades criminosas.

Sobre a morte do jornalista, o veículo em que ele trabalhava, El Salmantino, a emitiu a seguinte nota através do facebook: “Hoje, nosso colega Israel Vázquez, enquanto trabalhava como repórter, foi alvo de um vil e covarde ataque que tirou a vida dele” completou ainda: “Todos que trabalhamos no El Salmantino condenamos não apenas esse ataque, mas todos que ocorrem diariamente na cidade de Salamanca”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias