Home / Internacional

INTERNACIONAL

Missão Lucy: A primeira a explorar os asteroides de Júpiter

Nesse sábado, 16, começou a primeira missão da Agência Espacial americana, a NASA, aos asteroides troianos de Júpiter, o objetivo da viagem é buscar entender melhor a formação de nosso sistema solar. O foguete Atlas V decolou às 6h34 no horário oficial de Brasília. A missão tem duração de cerca de 12 anos.

O foguete Atlas V carregando a bordo a nave Lucy, será a primeira espaçonave destinada a estudar os asteroides troianos de Júpiter.

Lucy embarcou em uma jornada de 12 anos para estudar oito asteroides diferentes: um no cinturão principal entre Marte e Júpiter e outros sete troianos, para obter novas perspectivas sobre a formação do sistema solar 4,5 bilhões de anos atrás.

O principal cientista da missão, Hal Levison, explica que os asteroides troianos, são diferentes fisicamente um do outro. "Por exemplo, eles têm cores muito variadas, alguns são cinza, alguns são vermelhos", explicou.

Segundo o cientista, as diferenças indicam a que distância do sol eles podem ter se formado antes de assumir sua trajetória atual.

"O que quer que Lucy encontre nos dará pistas vitais sobre a formação de nosso sistema solar", afirmou Lori Glaze, diretora da divisão de ciência planetária da Nasa.

O foguete Atlas V com a nave Lucy foi lançado da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos

Por volta das 7h40 (horário do Brasil), Lucy se separou com sucesso do foguete e agora segue viagem sozinha rumo aos asteroides. Os cientistas da Nasa, que acompanhavam o lançamento de uma sala de controle na Flórida, comemoraram o momento com uma salva de palmas.

Leia Também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias