Home / Internacional

INTERNACIONAL

Iémen: Rebeldes Houthis prendem 9 funcionários da ONU!

Iémen: os rebeldes houthis prendem pelo menos nove membros do pessoal da ONU

Imagem ilustrativa da imagem Iémen: Rebeldes Houthis prendem 9 funcionários da ONU!

Iémen: os rebeldes houthis prendem pelo menos nove membros do pessoal da ONU

Estas detenções ocorrem enquanto os houthis têm como alvo o transporte marítimo no corredor do Mar Vermelho devido à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

Pelo menos nove funcionários iemenitas de agências das Nações Unidas foram detidos pelos rebeldes houthis do Iémen em circunstâncias pouco claras, disseram as autoridades na sexta-feira, enquanto os rebeldes enfrentam uma pressão financeira crescente e ataques aéreos de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos. Outras pessoas que trabalham para grupos de ajuda humanitária provavelmente também foram sequestradas.

Essas detenções ocorrem enquanto os houthis, que tomaram a capital do Iémen há quase dez anos e lutam contra uma coalizão liderada pela Arábia Saudita desde então, têm como alvo o transporte marítimo no corredor do Mar Vermelho devido à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

Ao atrair a atenção internacional, o grupo secreto reprimiu dissidentes no seu país, condenando recentemente 44 pessoas à pena de morte.

Funcionários regionais, falando à Associated Press sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a informar a imprensa, confirmaram as detenções da ONU. As pessoas detidas incluem funcionários da agência das Nações Unidas para os direitos humanos, do seu programa de desenvolvimento, do Programa Alimentar Mundial e um funcionário do escritório do enviado especial, disseram os funcionários. A esposa de um deles também está detida.

A ONU não quis comentar de imediato.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias