
Coordenada, desde 7 de outubro, pelo governo brasileiro para repatriar brasileiros localizados na zona do conflito, no Oriente Médio, a denominada Operação Voltando em Paz já fez resgates considerados primordiais.
Informando serem 36 dias marcados por ‘diplomacia, logísticas complexas e articulações diante de um cenário de crise internacional’, a Presidência da República atua com embaixadores, diplomatas, funcionários de representações consulares, pilotos, comandantes, especialistas em logística, profissionais da área médica e de saúde mental e montagem de estrutura de acolhimento.
Novo grupo
Neste domingo, 12, um grupo de brasileiros que ansiava deixar a Faixa de Gaza cruzou a fronteira com o Egito e, a previsão é de que na noite da segunda 13, por volta das 23h30, pousarão no Brasil.
Ao tocar o solo, serão 1.477 passageiros transportados: 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana, mais 53 animais domésticos.
“O que fizemos, de buscar a nossa gente lá, é para dizer o seguinte: ‘Ninguém larga a mão de ninguém nesse país’. Qualquer brasileiro que estiver dentro da área de guerra, que precisar voltar, nós não mediremos esforços. Esse é o papel do Brasil no mundo”, afirmou o presidente Lula.