Home / Internacional

INTERNACIONAL

União Europeia: Voto em Ação !

Os europeus votam neste sábado em vários países antes da grande mobilização de domingo

Imagem ilustrativa da imagem União Europeia: Voto em Ação !

Dia de votação neste sábado na Eslováquia, na Itália, na Letônia, em Malta e na República Tcheca. Neste domingo, vinte países, incluindo a Alemanha e a França, escolherão seus deputados europeus. Os observadores estarão atentos à taxa de participação.

Sinal de que as eleições europeias são uma agregação de 27 eleições nacionais, com um calendário eleitoral e questões muitas vezes distintas, os eleitores de cinco países foram chamados às urnas neste sábado: na Eslováquia, na Letônia, em Malta, na República Tcheca e na Itália (onde as operações eleitorais continuarão neste domingo).

Mas, como nos outros países onde a votação já foi encerrada, como na Holanda, será preciso esperar até a noite de domingo para ter uma visão geral dos resultados finais em todo o continente, quando os eleitores de vinte países (incluindo a França, a Alemanha e a Polônia) também terão votado.

Se esta consulta promete ser a mais controversa e disputada de sua história pelos partidos eurocéticos, populistas ou de extrema-direita, todos os olhares estarão novamente voltados para a taxa de abstenção.

Durante as últimas eleições europeias de 2019, foi na Eslováquia que a maior taxa de abstenção foi registrada. Será necessário ver se, após a tentativa de assassinato do primeiro-ministro populista de esquerda anti-europeu Robert Fico, a tendência se inverterá.

Desde a organização da primeira eleição europeia por sufrágio universal direto em 1979, na qual 61,99% dos europeus consultados participaram, a taxa de participação literalmente despencou na UE, eleição após eleição, atingindo seu ponto mais baixo em 2014 com uma taxa de 42,61% antes de uma recuperação notável em 2019 (50,66% de participação).

Em plena guerra na Ucrânia, enquanto a UE enfrenta uma série de crises recorrentes e desafios, incluindo a mudança climática, a questão é saber se, em 2024, os eleitores europeus se mobilizarão mais do que em 2019.

Resposta domingo à noite, Aqui no DM !

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias