Home / Justiça

JUSTIÇA

Acusado de importunação sexual, deputado Fernando Cury é suspenso do mandato por 4 meses

O deputado Fernando Cury (Cidadania), teve o mandato suspenso por quatro meses no processo em que a deputada Isa Penna (PSOL) o acusa de importunação sexual. A decisão foi aprovada nesta sexta-feira (5), pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele foi flagrado por uma câmera da casa que registrou o momento que o parlamentar coloca a mão no seio da colega.

Durante o tempo de suspensão, o deputado não receberá remuneração, no entanto, o gabinete dele permanece funcionando normalmente, a equipe receberá salários e a verba poderá ser utilizada.

O relator do caso, o deputado Emídio de Souza (PT), leu o relatório na quarta-feira (3) e sugeriu que Cury fosse punido com um afastamento do cargo pelo prazo de seis meses, pois segundo ele "o fato em análise causou imensos danos à imagem, à vida e à dignidade da representante".

Na sessão desta sexta, os 9 integrantes do comitê, apesar de concordar sobre a condenação de Cury, divergiram entre si sobre o tipo de punição que deveria ser aplicada. O voto de Wellington Moura (Republicano) foi apoiado por outros quatro deputados: Adalberto Freitas (PSL), Delegado Olim (PP), Alex de Madureira (PSD) e Estevam Galvão (DEM), em que com isso, definiu a punição de afastamento por 4 meses.

Logo após o resultado ser definido os cinco deixaram a sessão virtual, o que acabou gerando revoltar a os outros 4 deputados do Conselho de Ética. A  presidente do comitê, Maria Lúcia Amary (PSDB, alegou que a postura dos deputados foi 'desrespeitosa' e 'terá uma resposta negativa pela sociedade'.

"Eu ouvi todos até o fim durante meses, e no momento em que tínhamos a oportunidade de responder à sociedade que está lá fora, como se deve comportar uma comissão de ética, faltaram com respeito", disse a presidente.

Agora, a decisão do Conselho de Ética deve passar por uma votação aberta na Assembleia Legislativa. A votação está prevista para ocorrer até o dia 15 de março, quando será eleito um novo presidente da Casa e também uma nova composição das comissões.

*Com informações do G1.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias