Home / Justiça

JUSTIÇA

ACABOU A CAÇADA

Uma sequência de tiros, disparados em uma mata na zona rural de Águas Lindas, cidade goiana que fica distante 193 quilômetros da Capital, colocou fim à maior caçada policial já vista em Goiás, que durou mais de duas semanas, e envolveu quase 300 policiais. Era o encerramento, também, da vida de um perigoso psicopata, que com apenas 32 anos teria assassinado mais de 10 pessoas na Bahia, em Goiás, e no Distrito Federal.

Na última sexta-feira, as forças de segurança que há quase duas semanas tinham como base o Distrito de Girassol, e mantinham um cerco em uma mata perto de Cocalzinho de Goiás, apuraram que Lázaro Barbosa de Souza, poderia estar 35 quilômetros à frente, em Águas Lindas de Goiás. Após monitoramento feito naquela localidade durante todo o final de semana, os policiais viram quando o criminoso entrou, na noite de domingo, na casa de sua ex-sogra, no Bairro Itamaracá.

Ao perceber a movimentação na rua, que não tem asfalto, Lázaro fugiu correndo a pé por uma mata, que logo foi cercada por dezenas de viaturas e policiais. Até mesmo um helicóptero fez buscas pelo local durante o final da noite de domingo e a madrugada de ontem, mas foi pela manhã, pouco depois das nove horas, que uma equipe da Casa Militar encontrou o foragido.

Após intenso confronto, Lázaro Barbosa tombou morto com mais de 30 tiros de diferentes calibres. De acordo com o secretário da segurança pública de Goiás, Rodney Miranda, antes de ser atingido, o criminoso teria descarregado todas as munições de uma pistola calibre 380 contra os policiais. Levado na viatura descaracterizada da Casa Militar até a entrada da cidade, Lázaro foi colocado em uma unidade do Resgate do Corpo de Bombeiros, mas já chegou morto ao Hospital Municipal Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás.

Lázaro foi levado na viatura descaracterizada da Casa Militar até a entrada de Águas Lindas, no Entorno

A informação sobre a captura do foragido foi dada, em primeira mão, pelo governador Ronaldo Caiado, que publicou, pouco antes das 10 da manhã, um vídeo parabenizando os policiais pela prisão. Pouco tempo depois, porém, descobriu-se que Lázaro havia sido morto, e não preso. Policiais que participaram da operação gravaram um vídeo na escola que era usada como quartel general em Girassol, comemorando a localização do bandido.

Tanto a população de Águas Lindas, quanto os moradores do pequeno povoado de Girassol também comemoraram o desfecho da operação. Na porta do hospital em Águas Lindas, e da base montada em Girassol, os policiais que entravam e saíam eram recebidos com palmas e gritos.

Os vários crimes de um psicopata

O histórico policial de Lázaro Barbosa, que nasceu em Barra dos Mendes, cidade baiana que fica a 500 quilômetros de Salvador, relata que ele cometeu seu primeiro crime em abril de 2009, quando matou, com tiros de espingarda, um antigo vizinho, Manoel Desidério Silva, e o enteado dele José Carlos Benício de Oliveira. Após o duplo homicídio, praticado em sua cidade natal, Lázaro fugiu para o Distrito Federal, onde acabou preso em 16 de novembro.

Sete anos depois, em março de 2016, ele escapou da cadeia, foi recapturado em 2018, mas não ficou nem cinco meses preso, já que conseguiu fugir novamente. Em sete de março de 2018, ele foi recapturado, mais uma vez, em Águas Lindas de Goiás, passou três meses na prisão, e fugiu em 19 de julho junto com outros nove detentos. Desde então, o criminoso, que durante exames feitos em 2013 foi apontado como portador de vários transtornos, entre eles psicopatia, espalhou o terror no Entorno do Distrito Federal.

Lázaro chamou a atenção da imprensa nacional na noite de nove de junho passado, quando invadiu um sítio em Incra 9, em Ceilândia, no Distrito Federal, e matou quatro pessoas da mesma família. Ele executou Cláudio Vidal, 48; os filhos, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15; e raptou a matriarca da família Cleonice Marques, de 43. Morta na beira de um córrego, com tiros e facadas, a mulher, que também teria sido estuprada, só teve o corpo encontrado dois dias depois.

Lázaro Barbosa já chegou morto ao Hospital Municipal Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás: polícia afirma que ele teria atirado contra forças de segurança.

A partir de então, Lázaro fugiu para a zona rural de Cocalzinho de Goiás, onde, no dia 12, após roubar armas e munições, baleou três pessoas em uma fazenda. Poucos dias depois, durante a caçada ao criminoso, um sargento da Polícia Militar de Goiás foi baleado de raspão, no rosto, no momento em que, junto com outros agentes, salvou a vida de três pessoas de uma mesma família que tinham sido feitas reféns pelo maníaco, e haviam sido levadas para um rio.

Além de todos estes crimes, Lázaro, investiga a polícia, teria matado, este ano, pelo menos mais três pessoas. Um chacareiro em Cocalzinho de Goiás na primeira semana de junho, e outros dois homens, na mesma região, no início de abril. Contra o maníaco pesa ainda a acusação de ter invadido, em abril do ano passado, uma residência para roubar em Águas Lindas de Goiás, ocasião em que agrediu quatro idosos com um machado. Uma das vítimas hoje vive em estado vegetativo. A polícia acredita que outros assassinatos semelhantes, ocorridos naquela mesma região, e até hoje não solucionados, também tenham sido cometidos por Lázaro Barbosa.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias