Home / Justiça

JUSTIÇA

Rota 190

Discussão faz Rotam abandonar buscas a Lázaro em Cocalzinho
As equipes que participam da caçada ao foragido Lázaro Barbosa de Souza, 32, que há duas semanas vem sendo procurado em uma mata perto de Cocalzinho de Goiás, perderam um importante aliado. Reconhecida nacionalmente, e apontada como uma das unidades de elite mais bem preparadas da Polícia Militar de Goiás, a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) retirou todas as suas equipes que auxiliavam os demais policiais na procura pelo maníaco assassino que matou quatro membros de uma mesma família no último dia nove de junho no Distrito Federal, e, na fuga, baleou outras quatro pessoas, entre elas um sargento da PM. A saída dos militares da Rotam da área de mata onde acontecem as buscas aconteceu no sábado passado, e foi provocada após um desentendimento da tropa com outros policiais que participam da caçada. Em um áudio divulgado no whatsapp, o comandante da unidade, tenente coronel Benito Franco, que na sexta-feira tinha ido pessoalmente para Corumbá de Goiás a fim de auxiliar o trabalho, confirmou que determinou o retorno de seus policiais.

De acordo com o oficial, a ordem para a retirada imediata do local foi dada porque os policiais do Batalhão de Rotam estariam sendo usados pelas outras equipes, que se negavam a entrar na mata. Ele também reclamou que nem mesmo um pedido para que um dos helicópteros envolvidos na operação acompanhassem os policiais da Rotam em uma incursão foi atendida. Por meio de nota, o comando da Polícia Militar disse que a Rotam saiu da operação para que volte e realizar sua atividade fim, que é o patrulhamento ostensivo. Em relação ao áudio gravado pelo tenente coronel que comanda a unidade, a corporação disse que ainda está analisando o teor do mesmo.

Mesmo sem a presença da Rotam, as buscas ao criminoso continuam normalmente, com a participação, segundo a Secretaria da Segurança Pública de Goiás, de mais de 200 policiais. Ontem, os agentes fizeram buscas em uma área onde um caseiro afirmou ter trocado tiros na terça-feira com um homem que tentou invadir sua propriedade. Há quase uma semana, porém, as equipes que trabalham em Cocalzinho de Goiás não encontraram nenhuma nova pista sobre o paradeiro de Lázaro Barbosa.

Coronel PM morre vítima de infarto
Diretor do Cepaigo (hoje Penitenciária Coronel Odenir Guimarães) na época da rebelião comandada por Leonardo Pareja, em 1996, o coronel da Polícia Militar de Goiás Vilmones Messias de Araújo, 69, morreu após sofrer um infarto fulminante na madrugada de ontem em Goiânia. Aposentado há 20 anos, Vilmones era leitor assíduo dessa coluna, e morreu sem realizar o desejo de escrever, junto com o titular desse espaço, um livro contando bastidores inéditos da rebelião que chamou a atenção do Brasil. Nossos sentimentos a familiares e amigos, e que Deus o receba.

Roubos em série assustam comerciantes da Canaã
A polícia já tem imagens, mas ainda não conseguiu prender e identificar os dois criminosos que no início da noite de terça-feira assaltaram um comerciante que estava reunido com amigos na entrada da loja de autopeças dele na Vila Lucy, em Goiânia. A mesa dupla, segundo testemunhas, já teria assaltado, na semana passada, outros comerciantes na Região da Vila Canaã. Os roubos teriam sido praticados da mesma maneira, por dois homens, um deles armado, que chegam nos estabelecimentos após o horário comercial, no horário em que, sabem, os comerciantes se reúnem para um happy hour. De acordo com as vítimas, os criminosos tem preferência por roubar dinheiro, correntes, pulseiras, relógios, e celulares.

Polícia apreende 828 quilos de drogas em Senador Canedo
Um homem foi preso em flagrante por agentes do Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Aparecida de Goiânia pouco tempo após entrar em Goiás com quase 900 quilos de drogas. Na casa em que ele estava, no Setor São Francisco, em Senador Canedo, os policiais apreenderam 28 quilos de cocaína pura, 800 quilos de maconha, e um revólver calibre 38. Um caderno com a contabilidade do tráfico, e uma balança de precisão, também foram apreendidos. Informações levantadas pelos agentes da Genarc indicam que o homem que foi preso agia junto com o dono da casa onde estavam os entorpecentes, que já foi identificado, mas segue foragido.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias