Home / Cotidiano

COTIDIANO

Novo ciclone deve aparecer no sul do país

O Sul do país pode ser atingido novamente por outro ciclone extratropical e por uma frente fria entre hoje e quarta-feira (8). Semana passada houve o "Ciclone Bomba" que deixou dez pessoas mortas e um rastro de destruição. De acordo com institutos de meteorologia, há alerta de chuva volumosa e ventos de até 100 km/h, mas não é tão intenso quanto o primeiro ciclone.

RS e SC devem ser os mais afetados

Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os mais afetados novamente. Segundo a Climatempo, a chuva mais persistente e volumosa deve ocorrer sobre o planalto, serra, noroeste, Grande Porto Alegre e litoral norte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o ciclone deve atingir o oeste, planalto sul, serra e litoral sul e a Grande Florianópolis.

Alguns locais terão, em apenas 24 horas, chuva superior a esperada em todo o mês. Essas regiões estarão sujeitas à rajadas de vento em torno dos 100 km/h e volumes de chuva da ordem de 100 mm em 48 horas.

Chuva e vento podem provocar estragos

A estimativa prevê que os momentos mais intensos do ciclone se concentrarão na manhã e na tarde de quarta- feira (8). Os temporais esperados para esta semana são preocupantes e podem causar danos como enchentes, alagamentos e queda de árvores.

Também são esperados possíveis transbordamentos de arroios, córregos e rios, deslizamentos de terra (maior risco na Serra Gaúcha) e queda de barreiras em rodovias, sobretudo na região serrana, de acordo com a MetSul.

Uma forte massa de ar frio, de origem polar, deve avançar sobre a região sul, causando muito frio no fim desta semana. Os ventos devem ganhar força também no leste do Paraná e no sul e leste de São Paulo, principalmente nas imediações da Serra do Mar, com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h.

Com informações do Site Uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias