Home / Cotidiano

COTIDIANO

Área atingida por incêndios em APA de Pouso Alto soma 34 mil hectares

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) divulgou neste sábado (3) que soma 34 mil hectares a área atingida por incêndios na Área de Preservação Ambiental (APA) de Pouso Alto, na microrregião da Chapada dos Veadeiros, região nordeste de Goiás. O número corresponde a 4% da área total da APA e a aproximadamente 9 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). O território alcançado representa pouco mais de 3% do parque.

Foto: Divulgação

Segundo a corporação, um incêndio florestal começou no dia 25 de setembro em uma vegetação nativa no interior de uma propriedade rural no município de Cavalcante, Goiás, no interior da APA. De acordo com os bombeiros, órgãos ambientais foram acionados para enfrentar o fogo, que provavelmente é resultado da ação do homem.

A ação contou com o CBM-GO, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiental (Semad-GO). No entanto, no dia 27 de setembro a linha de fogo alcançava 20 km de extensão. Além disso, o fogo avançava em direção ao povoado da Capela e PNCV.

Operação de combate à incêndios

Foto: Divulgação

Conforme os bombeiros, no dia 28 de setembro houve uma mobilização para combater os incêndios florestais em nível II. O ICMBio e o CBM-GO enfrentaram simultaneamente o fogo na região do povoado Capela e também no PNCV.

Os combates no parque tiveram que ocorrer no período noturno por três dias ininterruptos, em decorrência das altas temperaturas. O fogo no local avançava para o limite norte, região que conta com relevo muito acidentado.

Avanço do incêndio e novos focos

Diante do contínuo avanço do incêndio, incluindo o surgimento de novos focos em outros locais próximos, no dia 1º de outubro foi acionada operação nacional de combate a incêndio florestal. Para o enfrentamento foi determinado um comando unificado entre o ICMBio e CBM-GO, em Sistema de Comando de Incidente. Para isso, houve a mobilização de recursos estaduais e nacionais de resposta ao incidente.

O combate contou com medidas de segurança relacionados ao alerta laranja emitido pela Defesa Civil e também ações sanitárias de prevenção contra a Covid-19.

Avanço para o rio Preto e fechamento do Parque Nacional no dia 4/10

Conforme a corporação, no dia 2 de outubro o incêndio avançava em direção ao rio Preto onde estão localizados os principais atrativos turísticos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, exigindo o isolamento da região através do fechamento do Parque Nacional pelo ICMBio, inicialmente até o próximo domingo (4/10).

Nesta data, a operação com Posto de Comando Unificado instalado em Alto Paraíso de Goiás-GO contava com efetivos do ICMBio e CBM-GO totalizando 112 pessoas (além de voluntários locais), e outros  recursos como 19 veículos e 04 aviões (AirTractor) para lançamento aéreo de água. As operações em campo foram organizadas e ocorreram em 4 setores distintos com combates simultâneos, incluindo o lançamento aéreo de aproximadamente 210 mil litros d’água. Como efeito, houve controle parcial dos incêndios com a redução das linhas de fogo ativas e focos de calor captados pelos sistemas de satélites.

Caminhão Auto Tanque com capacidade para 24 mil litros de água

Neste sábado (3) houve o incremento do efetivo para apoio no Posto de Comando e recursos terrestres incluindo um caminhão Auto Tanque com capacidade adicional de 24 mil litros de água. No momento as forças de combate dos órgãos envolvidos atuam no PNCV (ICMBio) e na APA Pouso Alto (CBM-GO).

Foto: Divulgação

O cenário do incidente sinaliza para o controle dos incêndios. Diante do conjunto de estratégias e táticas de combates em campo e recursos empregados incluindo ampla estrutura de lançamento aéreo de água, o Comando Unificado do incidente considera a previsibilidade de extinção das linhas de fogo nos próximos dias.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias