Home / Cotidiano

COTIDIANO

Chapada dos Veadeiros com área de quase 70 mil hectares queimados é reaberta a visitações

O incêndio que devasta a Chapada dos Veadeiros há quase duas semanas e já consumiu 67 hectares de vegetação, segundo o Corpo de Bombeiros (CBM-GO), vem sendo controlado e possibilitando a reabertura do Parque Nacional para visitantes, nesta quarta-feira (7).

Para o tenente Ailton Pinheiro de Araújo, chefe da Seção de Operações da Operação Cerrado Vivo, afirmou que o total atingido, 50 mil hectares foram na região da Área de Preservação Ambiental do Pouso Alto (APA), que fica em volta do parque. Os outros 17 mil hectares queimados ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

"No momento, estamos atuando diretamente em quatro linhas de combate, com efetivo aproximado de 115 pessoas. Em função das ações que já foram desenvolvidas, já conseguimos controlar duas áreas", confirmou o tenente.

Segundo o site G1, ele ainda reforçou que as condições climáticas seguem desfavoráveis para o trabalho de combate às chamas, com temperatura acima de 30°C, baixa unidades ventos de até 30 km/h.

Além dos bombeiros, o trabalho de combate está sendo auxiliado por brigadistas e voluntários. Eles utilizam uma estrutura que contém mais de 20 veículos e cinco aviões.

Reabetura do parque

Com o controle do incêndio em alguns pontos, a concessionária que administra o parque decidiu reabri- lo novamente para visitação de turistas. Ele estava fechado desde a última sexta-feira (2).

De segunda a sexta-feiras, a entrada no parque pode ser feita das 8h às 12h e nos sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h. A saída do local deve ocorrer no máximo até às 18h.

PC investiga queimadas

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar se o incêndio na chapada tem origem criminosa. O delegado Danilo Menezes abriu o inquérito na terça-feira (6), para iniciar a investigação do incêndio. As informações preliminares serão coletadas junto ao Corpo de Bombeiros.

"Chegou ao conhecimento da Polícia Civil mais um triste fato que é o incêndio na Chapada dos Veadeiros. Em função disso foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido e, também eventual natureza criminosa. Caso comprovado a natureza intencional do ato, será buscada a responsabilização dos autores", justificou Menezes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias