Home / Cotidiano

COTIDIANO

Queimada na Chapada dos Veadeiros avança e atinge quatro casas em Cavalcante

As queimadas que já destruíram cerca de 50 mil hectares da Chapada dos Veadeiros atingiu quatro casas na cidade de Cavalcante, no norte do estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os incêndios que já duram uma semana, começaram a ser controlados, mas continuam avançando. São mais de 100 pessoas e quatro aviões atuando no combate às chamas.

Uma das casas teve a cozinha completamente destruída pelo fogo. Moradores e vizinhos retiraram os eletrodomésticos.

Para o tenente-coronel Pedro Carlos Borges de Lira, coordenador-geral da Operação Cerrado Vivo, a vegetação rasteira da região contribui para a fácil propagação do fogo, que começou na segunda-feira (25).

Em comunicado, os bombeiros e ICMBio afirmaram que a área atingida do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros nesse incêndio é de cerca de "16 mil hectares", "o que equivale a 6,6% da área da unidade de conservação". Outros 46 mil hectares, que são parte da Área de Preservação Ambiental do Pouso Alto e ficam ao redor do parque, foram atingidos pelas chamas.

Informaram ainda que as condições climáticas permanecem adversas, com calor elevado e com baixa umidade, o que aumenta a dificuldade de atuação dos bombeiros, brigadistas e voluntários no combate às queimadas, que incluem no momento 140 pessoas, apoiadas por 26 veículos e 5 aeronaves.

Por medidas de segurança o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi fechado para visitação e só será reaberto após passar por uma nova avaliação das condições de segurança para os visitantes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias