Home / Cotidiano

COTIDIANO

Operação na APA de Pouso Alto resulta em multas que somam R$ 1,2 milhão

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram, nos dias 27 e 28 de fevereiro, uma operação de fiscalização contra o desmatamento irregular na região da Área de Proteção (APA) de Pouso Alto, no município de Cavalcante. As ações ocorreram após denúncias feitas pelo órgão federal, que é o responsável pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A operação fiscalizatória emergencial resultou na lavratura de dois autos de infração, com multas que somam R$ 1,230 milhão e embargo de uma área de 112,5 hectares. Além do desmatamento irregular, os fiscais relatam que o material lenhoso oriundo das árvores derrubadas estava enfileirado e pronto para ser eliminado com o uso do fogo, prática essa vedada pela legislação ambiental.

Segundo conta o superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Dizarz, quando os fiscais chegaram ao local já haviam sido devastados cerca de 200 hectares de vegetação nativa. Porém, pela quantidade de maquinário encontrado e apreendido, a área desmatada poderia chegar a mil hectares.

De acordo com as equipes de fiscalização da Semad, a supressão da vegetação era realizada em duas frentes de trabalho simultâneas, com uso de correntão e cabos de aço para a derrubada de árvores do Cerrado. Esse tipo de técnica permite que o desmatamento ocorra de forma rápida até mesmo em grandes áreas.

Diante da quantidade de equipamentos, a Semad contou com a ajuda da Goinfra, que enviou um caminhão prancha para transportar as máquinas apreendidas. No local foram apreendidos quatro tratores de esteira, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um trator agrícola, um caminhão, um jipe gaiola e duas motocicletas.

Maus-tratos
Durante a operação em Cavalcante, os fiscais da Semad encontraram duas cachorrinhas em péssimas condições de saúde, abandonadas em uma casa, acorrentadas, sem água e alimento, em flagrante situação de maus-tratos. No mesmo dia, ainda foi encontrada uma terceira cachorrinha, embaixo de um dos tratores de esteira apreendidos durante a operação.

Apesar das buscas, os responsáveis pelos animais não foram localizados. Diante da situação degradante, a equipe de fiscalização conseguiu apoio junto à ONG Associação Salvar, que disponibilizou abrigo e consulta com um médico veterinário, sem custos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias