Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vulcão Cumbre Vieja entra em etapa efusiva e pode causar fortes explosões

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, entrou em uma nova fase efusiva, nesta terça-feira, 28, o que poder causar fortes explosões. Também está em formação, um grande fluxo de lava que desce do cone principal através de caminhos anteriormente abertos pelo magma.

O Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), afirma que o vulcão está causando ondas de gravidade na atmosfera. Especialistas apontam que a lava deve chegar ao oceano em algumas horas e que as cinzas já afetam o fundo do mar.

Cumbre Vieja entrou em atividade no último domingo, o que não acontecia desde 1971. Segundo o Involcan, a erupção do poderá durar de 24 a 84 dias, levando em conta acontecimentos anteriores na ilha de La Palma.

Segundo o programa Corpenicus, o magma já destruiu 589 casas e parcilamente outras 700, atingindo uma área de 258 hectares. O governo prestará 10,5 milhões de euros às Ilhas Canárias, para aquisição de 107 residências e à compra de itens de necessidade básica.

David Calvo, porta-voz do Involcan, conta que a tendência é que as explosões diminuam, no entanto com uma lava mais fluida e veloz, o que facilita a chegada do magma ao mar.

Cumbre Vieja expeliu cinzas e lava nesta segunda-feira, 27, após duas horas de calmaria. A atividade sísmica foi registrada com uma grande coluna de fumaça acompanhada de explosões.

A nuvem de fumaça alcançou a Europa no último domingo, 26, conforme imagens de satélite nos territórios da Espanha e França. A emissão de dióxido de enxofre deve atingir o Ártico ainda nesta terça-feira, 28.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias