Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cólera dos porcos: animais serão sacrificados devido peste suína

A cólera dos porcos, conhecida como Peste Suína Clássica (PSC), atacou animais que precisarão ser sacrificados no Ceará, devido a doença viral. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou um foco no município de Marco, no norte do estado.

A Peste teve seu foco em um criatório já com nove casos confirmados. A propriedade foi isolada pelo serviço veterinário por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

A doença é altamente contagiosa, e afeta apenas suínos e javalis segundo o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo, Minas Gerais. O diagnóstico foi realizado por meio de técnicas moleculares (RT-PCR em Tempo Real), e encaminhado à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

No combate à contaminação, será realizada a eutanásia dos suínos, além da desinfecção da propriedade, e investigações para descobrir a possível origem da doença.

A contaminação não afeta a manutenção das zonas livres de Peste Suína Clássica do Brasil e não interfere no comércio internacional de suínos.

O Mapa alega que a doença não é transmitida para seres humanos.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias