Home / Cotidiano

COTIDIANO

EUA negam apoio ao Brasil na OCDE

Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (10/10) pela agência Bloomberg News, o governo dos EUA desistiu de apoiar a candidatura do Brasil para ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A agência divulgou a notícia baseando-se em uma carta do secretário de Estado, Michael Pompeo, encaminhada ao secretário geral da organização, em que ele afirma que não quer discutir uma maior ampliação do clube de países mais ricos. Ele só apoia as candidaturas da Romênia e da Argentina.

"Apoiamos o aumento [gradual no número de integrantes da] OCDE e um convite ao Brasil, mas estamos trabalhando primeiro com a Argentina e a Romênia", afirmou o secretário na carta.

Contradição em relação as posição pública dos EUA

A mensagem contradiz a posição pública dos EUA sobre o assunto. Em março, o presidente Donald Trump disse em entrevista coletiva conjunta com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro na Casa Branca, que apoiou o Brasil na adesão ao grupo de 36 membros. Além disso, em julho, o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, reiterou o apoio de Washington ao Brasil durante uma visita a São Paulo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias