Home / Cotidiano

COTIDIANO

Sede da Nasa receberá o nome de sua primeira engenheira negra

Na quarta-feira (24) o administrador da Nasa, Jim Bridenstine anunciou que a sede da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos receberá o nome de Edifício Mary W. Jackson, em homenagem à primeira engenheira negra do órgão.

Jackson foi uma cientista importante para a Nasa, por ser uma das responsáveis por um túnel de alta pressão construído na agência. Além disso, sua história é uma das retratadas no filme "Estrelas além do seu tempo", de 2016.

"Ela foi uma cientista, uma humanitária, uma esposa e mãe que pavimentou o caminho para milhares de outros seguirem, não só na Nasa, mas por essa nação", disse a filha de Mary Jackson, Carolyn Lewis.

Trajetória

Mary W. Jackson se formou na universidade de Hampton, em 1942, onde estudou matemática e física. Em 1951, começou a trabalhar no órgão governamental que mais tarde se tornaria a Nasa. E em 1958, ela se tornaria a primeira engenheira negra da instituição.

Durante seu trabalho na Nasa, Jackson pediu para voltar a estudar e conciliou o expediente com um curso noturno. Em 1985 ela se aposentou e veio a falecer em 2005, aos 83 anos.

No ano passado, a Nasa renomeou um prédio com o nome de Katherine Johnson, uma outra cientista que trabalhou na instituição e que, assim como Jackson, é retratada no filme "Estrelas além do tempo".

A rua em frente à sede também ganhou um nome referente ao longa, sendo batizada de "Via das Figuras Escondidas", que em inglês é "Hidden Figures", que, traduzido literalmente, seria figuras escondidas.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias