Home / Cotidiano

COTIDIANO

Criadora de 'Harry Potter' devolve prêmio após ser acusada de transfobia

A criadora da saga "Harry Potter", J.K. Rowling, declarou nesta sexta-feira (28) que devolverá um prêmio que ganhou nos Estados Unidos. O destaque foi entregue pela organização Robert F. Kenedy Human Rights (RFKHR). A decisão da escritora britânica ocorre depois que um dos membros do grupo criticou o posicionamento de Rowling sobre pessoas trans. As informações são da agência AFP e foram publicadas pela revista IstoÉ.

De acordo com a reportagem, ela ganhou o Prêmio Ripple of Bope no ano passado. No entanto, a presidente do grupo da família Kennedy, Kerry Kennedy, apontou recentemente que as opiniões da autora sobre pessoas trans "subestimam a identidade" delas.

Conforme a agência, Rowling foi acusada em junho de transfobia após publicação de um tweet. Na mensagem, ela havia pontuado sobre um artigo falando sobre "pessoas que têm menstruação". Ela realçou que elas devem ser chamadas de mulheres. Após o comentário, a autora recebeu críticas pelas redes sociais.

Rony (Rupert Grint), Harry (Daniel Radcliffe) e Hermione (Emma Watson). Foto: Warner/Divulgação

Segundo o portal, o intérprete de "Harry Potter" no cinema, Daniel Radcliffe, saiu em defesa das pessoas trans. "Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e dignidade das pessoas trans", considerou.

Autora de 'Harry Potter' diz que sempre defendeu o direito das pessoas trans

De acordo com a matéria, a escritora se defendeu por meio de um comunicado publicado em seu site. "Essas declarações dão a entender incorretamente que eu sou transfóbica", ressaltou.

"Como doadora de longa data a grupos LGBT e defensora do direito de pessoas trans de viverem livres de perseguição, rejeito categoricamente a acusação de que odeio as pessoas trans ou lhes desejo mal", enfatizou.

Segundo o site, ela "não teve escolha" a não ser devolver o prêmio. A decisão ocorre após a "grande divergência de opiniões" entre a escritora e o grupo RFKHR.

Autora já defendeu personagem gay pelo Twitter

Richard Harris interpretou o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, nos dois primeiros filmes da franquia. Foto: Reprodução/Warner

Em março de 2015 a escritora respondeu, por meio do Twitter, a um fã que disse "não ser capaz de ver Dumbledore como gay". A resposta de Rowling foi a seguinte:

“Talvez (você não consiga vê-lo dessa forma) por que pessoas gays se pareçam com… pessoas”. O fã deletou a sua conta desde o acontecido. Já a resposta da autora foi retuitada mais de 8 mil vezes e favoritada por cerca de 11 mil pessoas.

Em 2007 Rowling revelou que Alvo Dumbledore é gay, após um fã ter perguntado se "Dumbledore já havia amado alguém". Na sequência audiovisual ele é considerado um dos bruxos mais poderosos de todos os tempos, conforme a revista Rolling Stone. Ela anunciou que concebeu o personagem, diretor da escola de magia Hogwarts, como se ele tivesse uma grande história de amor e tragédia com um bruxo das trevas citado na saga.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias