Home / Cotidiano

COTIDIANO

'Está estimulando a violência de forma irresponsável', diz Biden sobre Trump

O candidato democrata à Presidência norte-americana, Joe Biden, divulgou um comunicado ontem (30) em que aponta que Donald Trump "está estimulando a violência de forma irresponsável". "Talvez ele acredite que tuitar sobre lei e ordem o torne forte, mas sua incapacidade para pedir a seus seguidores que deixem de buscar conflitos mostra o quão fraco ele é", completou. As manifestações antirracistas e a morte de um homem no final de semana em Portland, nos Estados Unidos, provocaram a publicação das mensagens. As informações são da agência AFP e foram repercutidas pela revista IstoÉ.

De acordo com a reportagem, o cenário estadunidense é de indignação devido à violência contra pessoas negras. Um afro-americano de 29 anos, Jacob Blake, foi atingido por quatro tiros após sete disparos em suas costas, feitos pela polícia no dia 23 de agosto. Segundo o site, ele provavelmente perderá a mobilidade das pernas. O ato gerou protestos durante uma semana nos EUA. Dentre eles, a paralisação de jogos, como o boicote feito pelos times da NBA na última quarta-feira, como aponta a revista Veja.

Protestos em Washington contra a violência policial. Foto: AFP

Conforme a matéria da AFP, apoiadores e contrários à política de Trump têm entrado em confronto. O conflito ficou mais intenso depois da morte de um homem negro no último final de semana em Portland, no estado de Óregon. Na cidade ocorrem acirrados protestos do movimento Black Lives Matter. Apesar disso, a polícia não confirmou se a morte está associada às manifestações, de acordo com o site DW.

Além de Biden, Trump também critica prefeito democrata

Foto: P. Bronstein

Conforme a agência AFP, o presidente Donald Trump compartilhou ontem (28), por meio das redes sociais, mensagens críticas ao posicionamento do prefeito democrata de Portland, Ted Wheeler. Trump é contra a atitude do prefeito de não querer convocar a Guarda Nacional. O presidente considera a ação uma fraqueza característica das cidades que são administradas por democratas.

De acordo com o site, Trump aponta a Guarda Nacional como uma alternativa para a segurança da região. "Poderia resolver os problemas em menos de uma hora".

"Wheeler é incompetente, assim como o sonolento Joe Biden". "Isto não é o que o nosso grande país quer. As pessoas querem segurança e não que a polícia perca o financiamento", completou Trump.

Conforme o portal, o secretário interino de Segurança Interna, Chad Wolf, ressaltou ao canal norte-americano ABC sobre o cenário do local. "Continuam rejeitando todo tipo de ajuda do governo para deter os atos de violência que acontecem há quase 90 dias".

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias