Home / Cotidiano

COTIDIANO

Seis mulheres são nomeadas pelo Papa para o Conselho de Economia

O Vaticano divulgou um comunicado nesta sexta-feira (7) em que anuncia que seis mulheres passaram a integrar o Conselho de Economia. Elas foram nomeadas pelo Papa Francisco como especialistas laicas. É a primeira vez que o Vaticano designa mulheres para o órgão. O conselho foi criado pelo pontífice em 2014 e inspeciona ações administrativas e econômicas da Santa Sé. As informações são da agência AFP e foram publicadas pela revista IstoÉ.

O Conselho de Economia é composto por 15 pessoas. Oito delas são cardeais ou bispos. Conforme a reportagem, o arcebispo de Munique e Freising, Alemanha, cardeal Reinhard Marx, foi mantido como coordenador do comitê. Segundo a Vatican News, o arcebispo de Durban, da África do Sul, cardeal Wilfrid Foix Napier, também segue como membro até completar 80 anos de idade.

De acordo com a AFP, o papa renovou o grupo. Isso porque nomeou 13 novos membros: seis cardeais e sete especialistas não religiosos. Seis são mulheres associadas à área acadêmica, política e financeira. O economista italiano, Alberto Minali, é o único homem dentre os novos especialistas.

Dentre os novos membros do Conselho de Economia também estão: Péter Erdő, arcebispo de Eztergom-Budapest; Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo; Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Quebec; Joseph William Tobin, arcebispo de Newark (Estados Unidos); Anders Arborelius, bispo de Estocolmo; e o italiano Giuseppe Petrocchi, arcebispo do Aquila.

Conheça a nacionalidade das seis mulheres nomeadas

De acordo com a reportagem publicada pela IstoÉ, duas das novas integrantes são espanholas. A presidente do conselho de administração de Azora Capital e Azora Gestión, María Concepción Osákar Garaicoechea, e a jurista e economista, Eva Castillo Sanz.

Já a professora de direito da Universidade Heinrich-Heine de Dusseldorf, Charlotte Kreuter-Kirchof e a presidente da Associação alemã de bancos, Marija Kolak, são da Alemanha.

Conforme a matéria, duas britânicas também foram nomeadas. A ex-ministra trabalhista de Educação, Ruth Mary Kelly, e a ex-conselheira financeira do príncipe Charles, Leslie Jane Ferrar.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias