Home / Cotidiano

COTIDIANO

Downloads de TikTok e uso do WeChat serão proibidos a partir de domingo

O departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (18/9) que proibirá, a partir deste domingo (20/9), downloads do aplicativo de vídeos TikTok e o uso do aplicativo de mensagens WeChat no país. As informações são do Portal G1.

O governo de Donald Trump alega ameaças à segurança nacional. "O Partido Comunista da China mostrou que tem os meios e a intenção de usar esses aplicativos para ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos", disse o departamento americano em um comunicado.

Quem tem o TikTok instalado poderá continuar a usar o app normalmente, mas atualizações pelas lojas de aplicativos estarão restritas.

Essa limitação passará a valer para o TikTok em 12 de novembro, caso um acordo entre a sua desenvolvedora e a empresa americana Oracle não seja aprovado por Trump. A proposta visa tornar o TikTok Global e uma empresa com sede nos EUA.

A restrição para o WeChat, espécie de WhatsApp chinês, é mais abrangente e inclui "qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos EUA".

Nos EUA, o aplicativo é bastante utilizado pelos imigrantes chineses para conversar com seus amigos e familiares que estão na China, onde aplicativos americanos como WhatsApp, Facebook, YouTube, Twitter e outros são proibidos.

Atualmente, o TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA e, o WeChat, 19 milhões.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias