Home / Cotidiano

COTIDIANO

Novos testes prometem detectar sintomas de câncer em cachorros

Os testes aplicados nos pets conseguirão detectar o câncer antes mesmo que os sintomas venham a aparecer.

Nessa semana, a startup especializada em biotecnologia PetDx, de San Diego, Califórnia (EUA), anunciou que conseguiu criar uma biópsia líquida capaz de detectar câncer em cães. O produto chamado OncoK9 (detecção oncológica e K9 como abreviatura de canine - canino, em inglês) foi desenvolvida para detectar vários tipos de câncer, mesmo que os pets ainda não apresentem os sinais físicos da doença.

O lançamento do OncoK9 faz parte da campanha #TogetherStrong (Fortes juntos). Todo o projeto tem parceria com a Petco (uma grande companhia americana especializada em produtos pet). A campanha do produto busca aumentar a conscientização sobre o câncer em animais de estimação.

Estatísticas da Sociedade Veterinária de Câncer americana, relatam que cerca de um em cada quatro cães deve ter câncer ao longo da vida.

O exame é feito por meio de uma simples coleta de sangue do animal. A partir daí a biópsia líquida funciona detectando o câncer no nível de DNA, buscando alterações no genoma dos animais afetados. O resultado fica pronto entre 9 e 15 dias.

Os criadores afirmam que o método do diagnóstico e tão preciso que é semelhante ao de humanos. Inclusive é feito com a mesma tecnologia. Para o grupo, a novidade pode mudar o prognóstico de muitos animais, já que muitas vezes a doença só é detectada tardiamente. Na maior parte na velhice dos pets.

O diretor médico da PetDx, Dr. Andi Flory, disse em entrevista que percebeu uma "enorme necessidade não atendida", que muitos donos que enfrentam a doença dos pets se questionavam frequentemente no que poderiam ter feito de diferente para que aquilo não acontecesse, "sendo que fizeram tudo certo". Para a Dr. o Oncok9 é um grande passo para a medicina veterinária.

Inicialmente, a startup PetDx recomenda que o exame de câncer com OncoK9 seja feita em cães mais velhos, de todas as raças e tamanhos (a partir de 8 anos). Além deles as raças que são "altamente predispostas" ao câncer genético, podem fazer o exame, independente da idade. O produto também é indicado para uso de veterinários que suspeitem de câncer em um animal de estimação, mas que não consigam encontrar sinais visíveis que formem o diagnóstico.

Os criadores do OncoK9 relataram que viveram casos semelhantes e que: "O câncer nunca vem sem histórias tristes, mas é sempre bom quando histórias tristes podem levar a uma mudança positiva".

Por enquanto, o OncoK9 estará disponível apenas nos consultórios veterinários da Petco, a partir do 26 de maio. Ainda não há data para que o teste seja liberado em consultórios de terceiros e em outros animais. O uso é possível apenas em cães. Segundo o jornal The San Diego Tribune, o teste custará em torno de 400 dólares.

Com informações do canal Tecmundo*

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias