Home / Cotidiano

COTIDIANO

Tartaruga de espécie considerada extinta há um século é encontrada nas Galápagos

O Equador confirmou que uma tartaruga gigante encontrada nas ilhas Galápagos é de uma espécie considerada extinta há mais de cem anos.

"Pensava-se que estava extinta há mais de 100 anos! Reconfirmámos a sua existência. A tartaruga da espécie Chelonoidis phantasticus foi encontrada nas Galápagos", assinalou o ministro do Ambiente do Equador, Gustavo Manrique, numa publicação na rede social Twitter.

¡Se creía extinta hace más de 100 años! Hemos reconfirmado su existencia. La tortuga de la especie Chelonoidis phantasticus fue encontrada en #Galápagos. Empezar con tan buenas noticias nuestra gestión es una linda coincidencia. La esperanza está intacta. #JuntosLoLogramos pic.twitter.com/KOmBMLIfEY— Gustavo Manrique M. (@GustavoManriq_M) May 25, 2021

Encontrada em 2019 na Ilha Fernandina, durante uma expedição do parque natural das Galápagos e da organização não-governamental Galápagos Conservancy, foi analisada por cientistas da Universidade de Yale que a identificaram como pertencente à Chelonoidis phantasticus, uma espécie que se acreditava estar extinta.

"A Universidade de Yale revelou os resultados dos estudos genéticos e da comparação de ADN feita com um espécime encontrado em 1906", informou o parque das Galápagos, num comunicado citado pelo jornal The Guardian.

Para tentar salvar a espécie, o parque nacional do arquipélago está preparando uma nova expedição para procurar mais exemplares destas tartarugas.

As ilhas Galápagos são reconhecidas enquanto habitat de um grande número de animais e plantas em risco de extinção.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias