Home / Cotidiano

COTIDIANO

Brasileiros são encontrados em carroceria de caminhão, após tentarem entrar ilegalmente no EUA

Imigrantes brasileiros foram achados na carroceria de um caminhão tentando entrar ilegalmente nos EUA, na fronteira do México com Sierra Blanca, no Texas. No dia 16 de setembro, foi realizada uma operação por agentes da fronteira dos EUA. Brasileiros sem documentos foram detidos em flagrante.

Também foram presos imigrantes do Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru. O motorista do veículo tinha o visto americano. Foram ao todo cerca de 49 imigrantes, não se sabe ainda quantos brasileiros foram detidos.

Os imigrantes foram achados quando o caminhão passava por um ponto de inspeção de imigração de Sierra Blanca, segundo os agentes. O motorista foi detido e encaminhado ao Departamento de Segurança Interna dos EUA para ser processado.

Segundo o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira os imigrantes passaram por avaliação médica e também serão processados;

Dados mostram um recorde no número de brasileiros detidos ao cruzar a fronteira ilegalmente. De outubro de 2020 a agosto de 2021, foram 46.410.

No dia 17 de setembro em outra região dos EUA, foi encontrado o corpo de uma brasileira que tentava entrar cladestinamente no pais.

De acordo com informações de familiares, a mulher se chamava Lenilda dos Santos, tinha 49 anos. E teria cruzado a fronteira dos Estados Unidos com o México mas ficou para trás, sem água nem comida em pleno deserto, porque estava cansada. O grupo teria prometido que voltaria para ajudá-la, mas isso não aconteceu.

Lenilda ainda conseguiu se comunicar com a família por mensagens de celular, inclusive com compartilhamento de localização.

Ela parou de responder e, então, os familiares pediram ajuda às autoridades do Novo México, estado no sudoeste dos EUA.

Um grupo de 140 brasileiros foi detido no estado do Arizona. Câmeras de segurança flagraram a entrada desse grupo, e guardas de fronteiras interromperam a travessia.

De acordo com as autoridades locais, os agentes de fronteira têm encontrado mais de 600 migrantes por dia, um aumento de mais de 2.000% em relação ao ano passado.

*Com informações do G1

Leia Também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias