Home / Opinião

OPINIÃO

Ao príncipe da cultura goiana

Onofre P. Santos, Especial para Diário da Manhã

Tenho em minha agenda vários nomes de pessoas respeitadas pela grandeza de seus jeitos culturais que nos fascinam. São semeadores de um porvir além, muito além, alcançando as planícies do horizonte.

Como de praxe, levam em suas mãos a caneta anotando em papel de rascunhos prelúdios de textos poéticos, textos e temas fascinantes para todos nós.

Um desses nomes de agenda faz iluminar os caminhos dos leitores com a riqueza de sua semeadura com lampejos surpreendentes. Ele é o cronista-mor de Goiânia. Mas quem é essa pessoa? Ora, todos sabemos: é o mestre poeta e escritor José Mendonça Teles.

Nesse 25 de março, data natalícia do filho de Bela Vista, eu digo: “Eu te vejo, José Mendonça Teles” me espelhando na sua obra literária Eu te vejo, Goiânia.

No meu jeito de ser, sempre me emociono quando vem à beila o nome desse amante da natureza, apaixonado desde menino até a atualidade pela Campinas da Flores, onde namorou as suas silenciosas por onde passou com os olhos molhados de lágrimas misturados com o surdo dos seus sonhos quando como jogador se emocionava ao fazer rolar a bala no legendário Estádio Antônio Acioly. Ali, com a voz tomada pela emoção, ritmava: vai, vai, vai, vai lá, timão rubro-negro. Dentre suas paixões na vida está o seu predileto Dragão.

Ele valorizou o venturoso Atlético não só como jogador, como também com o seu jeito marcante. Era o futebolista e escriba que “com a caneta e o papel”. Foi o autor da letra do hino oficial do Atlético. Por coincidência, seu companheiro atleticano, o jogador Guimarães (Dido), nasceu também no dia 25 de março, festejado pelos amigos Salomão Jorge e o médico Giussepe Peixoto e outros dirigentes do clube.

Nesta oportunidade quero mencionar alguns nomes da área do escrever ligados ao José Mendonça Teles: Nelci Silvério de Oliveira, Bariani Ortêncio, Nelson Figueiredo, Helio Moreira, Carmo Bernardo, Aidenor Aires, Abílio Wolney Aires Filho, Cirineu Barbosa de Castro, Walter Menezes, Tarzan de Castro, Ney Teles de Paula, Valdemes Menezes, Mariniano José da Silva, Gabriel Nascente, Gilberto Mendonça Teles, Alaor Barbosa, João Asmar e tantos outros.

(Onofre P. Santos – cronista, associado à AGI – Associação Goiana de Imprensa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias