Home / Opinião

OPINIÃO

Goiás, um Estado onde a natureza é generosa

José Justino Porto ,Especial para Opinião Pública

Nas dez regiões geográficas que compõem nossa federação, temos polos turísticos onde o visitante pode se dar ao luxo de escolher a melhor região, e a melhor atração, para se divertir de  acordo com sua conveniência. Vejamos algumas opções que Goiás nós oferece.

Começamos com as cidades das águas quentes, Caldas Novas e Rio Quente. Nestas cidades, o turista vai deparar com mais 200 edifícios com mais de 7000 aptos com parques termais. Além de  um centenas de Clubes e pousadas em toda a região metropolitana da cidade. Ainda nas águas quentes, temos a maior estância hidro termal do mundo. A Pousada do Rio Quente conhecida mundialmente são milhares de turistas de todos continentes, é um passeio imperdível.

As nossas cidades históricas, dos séculos XVII, XVIII e XIX, são orgulho para nós goiano. Pirinopolis, Corumbá, e nossa antiga Capita tombada pelo patrimônio histórico mundial, nossa querida "Cidade de Goiás". Lá encontramos seus casarões centenários, bem conservados, e suas rua com calçamentos em pedras.

Não podemos deixar de lados as belezas do nosso majestoso Rio Araguaia, com suas praias de areias brancas,e com uma piscicultura varias para praticar a pesca esportiva. Outra peculiaridade  na  região do rio Araguaia são os diversos frutos do cerrado, a flora no oeste goiano é farta encontramos, Muricy ,graviola, mangaba, entre outros frutos.

Lagoa Santa, também classificada como estância termal, a 400Km de Goiânia, possui toda uma estrutura como hotéis e pousadas.  À água da lagoa possui, segundo alguns terapeutas, possui qualidades medicinais. Vale a pena conferir

Na Região do Nordeste Goiano, encontramos a belíssima Chapada dos Veadeiros, um parque de mais 50 Km quadrados. Onde possui mais de 500 cachoeiras, muitas não catalogadas, suas águas cristalinas. Estamos diante de um estado riquíssimo em recursos naturais, que podemos explorar de forma sustentável. Portanto, infra estrutura não falta, o turista ou visitante, que for a Brasília ver os jogos da "Copa",  pode vir a Goiás, que será bem recepcionado. Estamos " No coração verde da Pátria".

(José Justino Porto, professor mestre, historiador e geógrafo. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO. [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias