Home / Opinião

OPINIÃO

Barbie World

A boneca Barbie, criada por Ruth Handler e seu marido, Elliot Handler, completa 56 anos neste ano. O casal tinha uma filha, Barbara, que era apaixonada por bonecas, porém só possuía bonecas bebês. Ruth, então, decidiu criar uma boneca pré-adolescente.

Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, a boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Os primeiros exemplares da boneca, cerca de 340.000, foram vendidos a U$ 3, aproximadamente de R$ 8,70.

Na época o casal já era dono da Mattel, atualmente a maior fabricante de brinquedos do mundo. Após o sucesso de vendas, foram criados outros modelos da boneca, como a Barbie dançarina e seu namorado Ken, inspirado em Kenneth, o outro filho do casal Handler.

Edições limitadas

A partir dos anos 80, edições limitadas da Barbie foram lançadas como itens de colecionador. A coleção de alta-costura, inspirada em grandes estilistas, envolvia roupas criadas por Christian Dior, Coco Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, além de marcas como Gucci e Levis.

A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a possuir acessórios. Somados, a boneca já teve mais de 1 bilhão de pares de sapatos. O acervo de acessórios também inclui uma coleção de joias de diamantes do australiano Stefano Canturi, avaliada em US$ 600 mil.

Edições com modelos de clássicos do cinema, teatro e televisão também foram lançadas, como Romeu e Julieta, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh, a série de TV I Love Lucy, Jeannie é um Gênio, Grease, E o Vento Levou e High School Musical. Além das edições especiais, a Mattel já lançou mais de 32 filmes com a Barbie como protagonista.

A verdadeira Barbie

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, se fosse real, a Barbie teria 1,68 metro, 50 centímetros de cintura, 69 de busto e 73 de quadril. Segundo a pesquisa, uma mulher tão magra deixaria de menstruar normalmente, além disso, possuiria Índice de Massa Corpórea (IMC) 16,24, que se encaixa nos critérios de pessoas que têm anorexia.

Dados do site Rehabs mostram que, graças à cintura fina, a boneca de plástico só teria espaço para acomodar metade de um rim e alguns centímetros de intestino. O pescoço também é duas vezes maior do que o de uma mulher normal e 15cm mais fino, o que a impossibilitaria em manter a cabeça levantada. Mesmo com incompatibilidades com a realidade, hoje, são vendidas 172.800 Barbies por dia no mundo, aproximadamente, duas por segundo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias