Home / Opinião

OPINIÃO

O Cerrado na Escola: O Lobo-Guará

Tocantinense de Pedro Afonso, o empresário e escritor Pedro Ivo que, nas horas vagas, é campeão de sinuca no Clube Jaó, desenvolveu um projeto que vai contribuir efetivamente para a educação infantil. Denominado “O Cerrado na Escola”, o projeto decolou com o lançamento do primeiro livro – A Seriema no Cerrado – com apoio cultural da Lei de Incentivo à Cultura e da Agroquima. Depois veio o segundo livro – Tamanduá-Bandeira – e, agora, já está sendo distribuído o terceiro livro da coleção Animais: O Lobo-Guará.

O quarto livro – Arara – deverá ser distribuído no próximo mês de junho. Também serão lançados novos livros sobre os seguintes animais: Carcará, Ema, Gavião Carijó, Inhambu, Jaó, Onça Pintada, Perdiz, Raposa, Tatu Galinha e Tucano. Pedro Ivo trabalha também a publicação Frutos da Coleção: Araticum, Baru, Buriti, Cagaita, Mangaba e Pequei; bem como da História da Coleção: Caçada de Tatu, História de Caçador, História de Pescador, O Monstro do Cerrado e O Urubu azulão.

Pedro Ivo, que é pai de um garoto de seis anos de idade, decidiu entrar de cabeça nesse projeto, depois que passou a comprar algumas literaturas infantis para contribuir na educação de seu filho. Ele percebeu que até escritor estrangeiro estava explorando temas genuinamente brasileiros, como Joãozinho e o Pé de Feijão. Pensou rápido e partiu para a execução de um projeto voltado para a educação infantil. Hoje, com o devido apoio, já lançou três livros, sendo que o quarto – Arara – deverá ser distribuído no próximo mês de junho.

Criado no cerrado, Pedro Ivo conheceu e viveu histórias impressionantes com animais, aos exemplos desses que fazem parte do projeto O Cerrado na Escola. Como não entende por qual razão a literatura infanto-juvenil disponível fala muito de leões, zebras, elefantes e girafas, em detrimento de bichos brasileiros, decidiu lançar a coleção O Cerrado na Escola, convicto de que um pouco de conhecimento sobre os animais do nosso cerado pode ajudar na sua urgente e necessária preservação. Para tanto, criou textos simples, ressaltando a importância dos animais e aves do cerrado brasileiro.

O lançamento do projeto “O Cerrado na Escola” aconteceu dentro do “Circuito Cultural no Bosque dos Buritis”, como apoio da Associação dos Amigos do Centro Livre de Artes. A deputada Isaura Lemos (PCdoB) se encantou com o projeto de Pedro Ivo e já se comprometeu a contribuir para as edições das próximas revistinhas que vão contar as histórias dos animais e aves que habitam no cerrado goiano e nacional.

A coleção “O Cerrado na Escola” traz ao aluno informações verdadeiras sobre o comportamento dos bichos que lá vivem. Ela é a busca da preservação através de conhecimento, a maneira mais consistente de preservar. “As pessoas só preservam aquilo que amam; e ninguém pode amar o que não conhece”, enfatiza Pedro Ivo. Ele faz questão de reconhecer que “a publicação deste trabalho só foi possível graças à parceria com a Agroquima, levada pelo acreditamento da Gerência de Marketing da empresa, na pessoa de Vinícius Netto, bem como de Giampaola Paolini no seu conteúdo”.

(João Nascimento, jornalista)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias