Home / Opinião

OPINIÃO

A verdadeira arte de ensinar: vocação ou desejo?!

Quando alguém opta em ser professor, escolhe ser acima de tudo um educador, pessoa que ensina tendo consciência de seus conhecimentos, demonstrados em suas habilidades.

O docente tem indubitavelmente papel de extrema importância na formação pessoal, profissional e intelectual de seus alunos, assumindo responsabilidades tais quais as existentes no processo ensino-aprendizagem e que algumas vezes requer muita paciência, tolerância e vocação. Cada discente tem seu potencial e tal fato deve ser trabalhado para que a intenção do professor seja cumprida: o aprendizado, pois a aprovação é apenas a consequência.

Ensinar não depende unicamente do desejo outrora manifestado por outrem, mas sim da soma desse requisito aliado ao Dom, que pode ser definido como “dote natural,vocação; dádiva”, podendo ainda ser comparado ao Sacerdócio, que exige muita dedicação. Quantas vezes ouvimos falar que determinado professor sabe muito,mas não sabe passar o assunto?! Ter conhecimento, logo, não significa ter Dom.

O professor tem como missão o despertar da matéria e sua compreensão, a transmissão de simpatia como grande colaboradora do conhecimento, devendo ainda ter o discernimento que seus problemas não compõem sua disciplina e que o seu público-alvo antes de vestir a camisa do ensino tem em suas vidas outros afazeres, que passam por dificuldades financeiras e até emocionais. A criação de possibilidades com foco na produção é fator indicativo de competência do mentor que tem como foco o desenvolvimento da intelectualidade de seus educandos.

Estudos no campo da educação revelam que é mais fácil aprender quando se gosta de quem ensina, haja vista o cérebro associar tal prazer com a figura de quem o proporciona.

A docência solicita de interatividade entre o educador e o educando, a autoridade do primeiro deve associar-se á confiança e segurança, jamais ao autoritarismo, o que acabaria por ocasionar ao aprendiz um distanciamento do mestre e de seus planos.

Inegável também é o fato de que os professores através de suas explicações, por influência de suas metodologias contribuem na formação de valores morais em seus pupilos. A arte de ensinar necessita de disciplina,respeito e atenção á ética,que faz-se presente  na didática e compromissos assumidos.

Falta a ética quando o educador desrespeita a privacidade dos alunos, pratica assédio moral, constrange os mesmos, trata os colegas e membros do setor administrativo com grosseria. E vale dizer que há o verdadeiro Dom de ensinar quando são observados os seguintes elementos:qualificação,aprimoramento, cursos de extensão,pós graduação lato senso ou stricto senso ,preparação de aulas demonstradas nos planos de ensino.

A cartilha do Mestre é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o seu lema deve ser sempre educar!

(Kelly Lisita Peres, professora, graduada em Direito, docente universitária, pós-graduada em Direito Civil, Penal, Processo Penal e Docência Universitária)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias