Home / Opinião

OPINIÃO

Água, tesouro ameaçado

Água, o assunto do momento e a estrela da mídia. Por que está sendo tão falada?

O maior motivo disso tudo é a escassez da mesma. Há tempos viemos falando e orientando a sociedade sobre a possível escassez da água, só que às vezes viramos motivos de piada para algumas pessoas, pois os mesmos dizem que estamos loucos. Como seria possível a água do mundo inteiro acabar com tanta riqueza que temos?

A água já vem acabando há tempos, mas a sociedade e nós, cida- dãos, nunca paramos para observar tamanho problema, o quanto ela é importante para nossa existência e sobrevivência. Só agora – com os racionamentos de energia, a seca dos rios, lagos, nascentes – é que as pessoas deram conta que estamos vivendo um caos, um problema mundial.

Tudo que está acontecendo hoje é consequência dos nossos atos insanos do passado que, somados com as nossas atitudes do presente, ou seja, desperdiçamos água sem ver. Isso acontece quando demoramos muito tempo no banho, escovando os dentes, lavando calçadas e veículos. São pequenas coisas que contribuem para que o desperdício de litros e litros de água se torne gigantesco.

O que o governo tem feito para evitar que isso ocorra?

Chegará um momento no qual seremos escravos das empresas revendedoras de água, pois não haverá água no mundo e quem a possuir cobrará uma fortuna pela venda da mesma.

Por isso precisamos agir e rápido, cada um fazer seu papel. Precisamos fazer as coisas acontecerem por meio do exercício do nosso sagrado direito de exigir que algo seja feito e também não nos esquecendo de cumprir o nosso dever de cidadãos conscientes. Esse é o caminho mais curto e objetivo. De outra forma estaremos vendo a morte anunciada dos nossos rios e lagos e por consequência daqueles a quem deles necessitam...

(Ariana Arêba da Silva, aluna do curso de Ciências Biológicas, do Centro Universitário Uni-Anhanguera)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias