Opinião

As mídias sociais e os micro e pequeno empresários

Lanucy Morais ,Especial para Opinião Pública

diario da manha

 

O uso das mídias sociais pode favorecer as empresas em diversos aspectos, a partir do momento em que os micro e pequeno empresários explorem-na como uma ferramenta em sua estratégia de comunicação, devidamente alinhada com sua cultura e com o perfil de seu negócio. Com o uso das redes sociais a empresa está em constante comunicação com o cliente para divulgação e incentivo à aquisição de seus produtos e serviços.

O objetivo principal dos MPEs, deve estar vinculado à interatividade do ambiente versus consumidor, o empresário deve possuir clara definição do público alvo, pensar como consumidor e propor uma comunicação personalizada, além disso, possuir informações atualizadas sobre as necessidades, percepções, preferências, tendências do mercado e satisfação do cliente, mantendo a integração do cliente ao projeto, desenvolvimento, produção e processo de vendas da empresa.

É importante estar presente, não se limitar as postagens frequentes e interagir. Explorar todas as mídias sociais e criar postagens diferentes para cada uma delas, ao diversificar a empresa pode alcançar pessoas diferentes, potencializando a fidelização dos clientes, que comprarão mais, e que podem auxiliar na conquista de novos clientes, bem como envolver toda a cadeia de relacionamentos: clientes, prospects, fornecedores e intermediários.

Essa conexão com as mídias sociais, permite visualizar e conhecer a concorrência, seus objetivos, estratégias e recursos, esta análise da concorrência favorecerá os MPEs na capacidade produtiva relacionada a customização da oferta do seu segmento.

As mídias sociais estão disponíveis e acessíveis para todos, pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, e seu foco está na integração com as pessoas, use-a de forma inteligente e eficaz, se a publicação repercutiu mal, dê o devido feedback ao usuário insatisfeito, coloque-se a disposição, essa poderá ser uma oportunidade de se restabelecer uma relação de fidelização com esse cliente.

 

(Lanucy Morais, administradora de empresas)

Comentários

Mais de Opinião

27 de outubro de 2018 as 21:44

A estratégia de Pedro

27 de outubro de 2018 as 21:18

Bom dia, Brasil

26 de outubro de 2018 as 21:35

As propostas de Bolsonaro

26 de outubro de 2018 as 21:34

Ensaio sobre a criação do espaço

26 de outubro de 2018 as 21:33

Um amor de Goiânia

26 de outubro de 2018 as 21:32

Brasil e totalitarismo

26 de outubro de 2018 as 21:07

Esses corregedores do CNJ são uma piada

26 de outubro de 2018 as 21:00

O voo do DM

26 de outubro de 2018 as 20:57

Casos de câncer de mama sobem no País

26 de outubro de 2018 as 20:53

O Brasil pede socorro à CNBB!

26 de outubro de 2018 as 20:49

O direito de sonhar

26 de outubro de 2018 as 20:47

O STF legisla demais