Home / Opinião

OPINIÃO

As mídias sociais e os micro e pequeno empresários

O uso das mídias sociais pode favorecer as empresas em diversos aspectos, a partir do momento em que os micro e pequeno empresários explorem-na como uma ferramenta em sua estratégia de comunicação, devidamente alinhada com sua cultura e com o perfil de seu negócio. Com o uso das redes sociais a empresa está em constante comunicação com o cliente para divulgação e incentivo à aquisição de seus produtos e serviços.

O objetivo principal dos MPEs, deve estar vinculado à interatividade do ambiente versus consumidor, o empresário deve possuir clara definição do público alvo, pensar como consumidor e propor uma comunicação personalizada, além disso, possuir informações atualizadas sobre as necessidades, percepções, preferências, tendências do mercado e satisfação do cliente, mantendo a integração do cliente ao projeto, desenvolvimento, produção e processo de vendas da empresa.

É importante estar presente, não se limitar as postagens frequentes e interagir. Explorar todas as mídias sociais e criar postagens diferentes para cada uma delas, ao diversificar a empresa pode alcançar pessoas diferentes, potencializando a fidelização dos clientes, que comprarão mais, e que podem auxiliar na conquista de novos clientes, bem como envolver toda a cadeia de relacionamentos: clientes, prospects, fornecedores e intermediários.

Essa conexão com as mídias sociais, permite visualizar e conhecer a concorrência, seus objetivos, estratégias e recursos, esta análise da concorrência favorecerá os MPEs na capacidade produtiva relacionada a customização da oferta do seu segmento.

As mídias sociais estão disponíveis e acessíveis para todos, pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, e seu foco está na integração com as pessoas, use-a de forma inteligente e eficaz, se a publicação repercutiu mal, dê o devido feedback ao usuário insatisfeito, coloque-se a disposição, essa poderá ser uma oportunidade de se restabelecer uma relação de fidelização com esse cliente.

(Lanucy Morais, administradora de empresas)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias