Home / Opinião

OPINIÃO

Ciclo vicioso

O Brasil está deflagrando em crises. Os capitais que fluem pelo ralo da realidade são a pólvora que estimula aglomerações, jornais e desempregos. O valor do dinheiro escorre na inflação, e a especulação do capital só aumenta pois há muitos e muitos números e pouco valor.

Por algum tempo essas falcatruas foram acobertadas, mas não existem mentiras que se sustentam mais tamanha vergonha. E quem paga a conta somos nós brasileiros que a conta não fecha, não há dinheiro no mundo que cubra os capitais inflados de ganância e irresponsabilidade que se equilibram há décadas ameaçadores sobre nossos destinos.

As conseqüências são nefastas, pois mais uma vez os governantes sentam em cima do rabo, e tenta tapar o sol com a peneira, enquanto os brasileiros fingem de morto e escondem na penumbra. Em resumo, estamos prestes a voltar a condições anteriores a 1994. Seria um ciclo vicioso? O Brasil entra novamente em um retrocesso político e social e continuamos vivendo em um mundo de fantasia acreditando em um milagre econômico. Mas brasileiro é assim mesmo: sonhador!

Por isso, esqueça. Nada muda. Esses mesmos políticos pavimentarão os atalhos da próxima crise, assim sucessivamente, até que se surjam novos “sanguessugas” – e a dignidade foi-se dessa dança da corrupção voraz há tempos – até que o brasileiro amadureça ao ponto de parar de agir com sangria desatada alarmado em barulhos e pouca ação.

(Josanne Gonzaga, poeta, com quatro livros publicados e participação em três antologias, administradora de empresas, EneaCoach, pós-graduanda Gestão de Pessoas - E-mail [email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias