Home / Opinião

OPINIÃO

Expectativas para Anápolis da missão goiana na Europa

Desde o início desta semana temos cumprido uma agenda originada através um chamamento do Governo de Goiás para representar Goiás e, claro, a cidade de Anápolis, em uma missão na Europa. A visita a diversos países e o encontro com representantes de inúmeras empresas tem por objetivo atrair novos investimentos para o Estado. Especificamente em nosso caso, queremos apresentar os potenciais logísticos de Anápolis e nossas mais diversas e atraentes características que nos permita conquistar a vinda de novas empresas para nossos parques industriais.

Além do Daia, já iniciamos o projeto para a instalação do Daia 2 e Daia 3 e, por isto, esta agenda vem completar nosso empenho de retomar o crescimento de Anápolis no ponto de vista econômico por intermédio da oferta e atração de novos investidores. A geração de empregos e de renda para a cidade é nossa meta principal a ser atingida com esta intensa rodada de encontros.

Esta é, sem dúvida, uma oportunidade que o Governo de Goiás e em especial o governador nos dá de mostrar a nossa força, pujança e muito mais do que isso: a nossa capacidade de receber os investimentos que, por hora, possam ir para o Estado de Goiás e, especialmente, para a nossa cidade de Anápolis.

Já tivemos a oportunidade de visitar a fábrica da Bayer, a maior indústria química da Alemanha, liderando grupo empresarial que acompanha nossa comitiva de trabalho nesta missão de atrair novas empresas e novos investimentos para Goiás e, em especial, Anápolis. Dada a nossa proximidade com o setor farmoquímico – que é uma das potencialidades do Daia – tivemos a chance de fazer uma ponte entre os representantes desta gigante alemã e nosso grupo empresarial que tem interesses estratégicos em aproximar anseios em comum com esta indústria.

Como afirmam o adágio popular, “aquilo que não é visto não é lembrado”. E é desta forma que precisamos driblar discursos pessimistas que propagam crises e mostrar ao Brasil e aos grandes investidores que há motivos de sobra para seguir acreditando no Brasil. Os investimentos estrangeiros sempre foram uma das formas que o brasileiro encontrou de se surpreender e acreditar em nossa nação como um País em desenvolvimento. Afinal, muitas vezes são os nossos parceiros internacionais que apostam em nossa terra e nossa gente antes mesmos de nossos empreendedores locais.

É por isto que nos preparamos para apresentar Anápolis para nossos anfitriões. Trazemos dados referenciais e de importância estratégicas para investidores da Alemanha, Holanda, Bélgica e Espanha. Desta mesma forma, o governador tem feito gestões importantes destacando Anápolis neste cenário internacional. Em Berlim, apresentamos oportunidades, obras e projetos de Goiás. Os alemães detalharam a proposta de fazer da Alemanha um portão de entrada dos produtos goianos para todo o mercado europeu. O ministro de Transportes e Infraestrutura Digital, Michael Odenwald, determinou, a partir da explanação do governador, que a pasta inclua Goiás no Congresso de Segurança de Transportes que a Alemanha realizará no Brasil nos próximos meses.

Por estas razões, esta missão já nos deixa otimistas e esperançosos quanto ao êxito dos nossos objetivos traçados. Através da divulgação de nossas possibilidades a serem oferecidas e dos nossos pontos fortes podemos mudar o cenário local, otimizando nossa economia e gerando riquezas para Anápolis e Goiás. Com isto, podemos seguir promovendo Justiça Social e desenvolvendo nossos programas sociais com mais afinco e de forma expandida. Como gestor, reconhecemos que nossa função é trazer o melhor de Anápolis para outros estados e países e levar de volta investimentos que façam a diferença na coletividade.

(João Gomes, prefeito de Anápolis)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias