Home / Opinião

OPINIÃO

Moral e maus costumes!

Vivemos num País onde a moral e os bons costumes são princípios fora de moda. A cada dia que passa, percebemos que estamos nos distanciando cada vez mais dos princípios éticos. Vivemos um momento que falar a verdade, na maioria das vezes, causa ofensa e pode até trazer sérias consequências para quem fala. A mentira, mãe dos maiores problemas da sociedade, lamentavelmente vem triunfando e ocupando os espaços da verdade. Infelizmente, já faz algum tempo que a prática dos bons costumes, da ética e da moral, deixaram de ser modelo de boa convivência social. O País está mergulhado em escândalos de cima à baixo, envolvendo diretamente governos, partidos políticos, políticos, empresários, empresas e muita gente do povo. Inclusive, levando à cadeia o maior número de autoridades públicas e privadas já visto no Brasil.

Maus costumes simboliza a conduta aética e a ausência de moral de determinadas pessoas. É a ocultação da verdade e a exaltação da mentira, com o propósito de levar vantagens, mesmo que seja desconstruindo a imagem das pessoas honradas. Omitir a verdade para enganar as pessoas, fazendo-as crer em falsas informações, é uma forma desonesta de enganar alguém e ter sucesso na vida, ainda que seja atolado na lama da corrupção e ovacionado como pessoa nociva à sociedade. Quem assim procede, são indivíduos imorais, que para se promoverem, os meios sempre justificam os fins, mesmo que atropelem as leis, as normas sociais e aos bons costumes. Vivemos um momento gravíssimo no que tange a moral, a violência, a impunidade e as desigualdades sociais. Se não formos capazes de  controlar, o mais rápido possível esta situação, corremos o risco de contribuirmos para a construção de uma cultura de violência e de maus costumes, no Brasil.

Temos gente no País que prega e vive a ética, como um princípio que não pode ter fim. Não é uma tarefa fácil para os dias de hoje. Até porque, a regra geral dominante é levar vantagem em tudo, é pensar apenas em si, é trair a confiança, é mentir, mesmo sabendo que tais atitudes  vão prejudicar ao próximo. O respeito e a solidadriedade, princípios que devem guiar a nossa conduta, infelizmente não são mais observados. Pelo contrário, as pessoas são enganadas, traídas e iludidas, principalmente por aqueles que tem a obrigação de protegê-las. Mesmo no teatro de ilusões, à que somos submetidos, precisamos adquiri forças para nos mantermos fiéis aos princípios da ética, da moral e dos bons costumes.

A verdade é que, na história do Brasil, nunca se viu tantas falcatruas envolvendo autoridades pública e privado, como temos visto nos últimos anos. Chega causar tristeza aos brasileiros verem o seu país desfigurado perante as nações e impotente diante dos maus costumes na vida pública, na vida social e na vida familiar. A solução para esse mal, ainda que cause desconforto para a sociedade, é lutar, incessantemente, contra a corrupção e os maus costumes. Outra atitude que devemos ter, é sobre a escolha de pessoas para nos representar. Essas pessoas terão que ser competentes, honestas, dignas e comprometidas com o Brasil e com o povo brasileiro. Ao finalizar esta mensagem, convidamos as pessoas livres e de bons costumes, para juntos, sermos mensageiros da paz e um presente para o Brasil.

(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias