Home / Opinião

OPINIÃO

Dia 21 de abril, saudemos Tiradentes

Dia 21 de abril, lei­tor, cons­ti­tui mar­co in­de­lé­vel, da­ta his­tó­ri­ca da lu­ta de nos­sos an­te­pas­sa­dos, su­bli­ma­dos por Ti­ra­den­tes, ou­sa­da pe­le­ja, pe­la nos­sa in­de­pen­dên­cia do ju­go da co­roa por­tu­gue­sa, an­tes hou­ve ou­tras ten­ta­ti­vas li­ber­tá­ri­as, den­tre elas, a de Fi­li­pe dos San­tos, que pa­gou, co­mo Ti­ra­den­tes, com a pró­pria vi­da seu so­nho de li­ber­da­de, re­ce­beu co­mo cas­ti­go pu­ni­ção atroz, foi atre­la­do a dois ca­va­los e ar­ras­ta­do até a mor­te. Jo­a­quim Xa­vi­er da Sil­va ti­nha a al­cu­nha de Ti­ra­den­tes, por­que apren­deu ain­da mo­ço, com um de seus tios, a pro­fis­são prá­ti­ca de den­tis­ta, não ha­via na co­lô­nia den­tis­tas for­ma­dos. Além dis­so, foi Al­fe­res de Ca­va­la­ria, mi­ne­ra­dor, co­mer­cian­te e tro­pei­ro. Aci­ma de tu­do, foi o prin­ci­pal lí­der, lí­der ar­do­ro­so, da lu­ta, pe­la nos­sa in­de­pen­dên­cia, quan­do li­de­rou a In­con­fi­dên­cia Mi­nei­ra, cu­ja Ban­dei­ra tra­zia co­mo le­ma o slo­gan: “Li­ber­tas Quae Se­rá Ta­mem”- Li­ber­da­de ain­da que tar­de fos­se - os con­ju­ra­dos, Con­ju­ra­ção Mi­nei­ra co­mo fi­cou co­nhe­ci­da, eram mui­tos, vá­ri­as fa­mí­lias fa­zi­am par­te da eli­te co­lo­ni­al, re­vol­ta­das com a co­roa por cau­sa dos im­pos­tos, a der­ra­ma, co­mo fi­cou co­nhe­ci­da, que con­sis­tia no pa­ga­men­to do quin­to do ou­ro ex­tra­í­do das mi­ne­ra­ções, 25% do ou­ro ex­tra­í­do eram en­vi­a­dos pa­ra a co­roa, em Por­tu­gal, a nos­sa car­ga tri­bu­tá­ria atu­al é de 36% do PIB, o do­bro da­que­la.

Ou­tras ri­que­zas pro­du­zi­das pe­las ca­pi­ta­nias, co­mo pra­ta, açú­car mas­ca­vo pa­ga­vam tam­bém tri­bu­tos, mas, no ca­so do ou­ro, a co­bran­ça era abu­si­va, ni­ve­la­da por ci­ma. A ca­pi­ta­nia, que ri­va­li­za­va, em pro­je­ção po­lí­ti­ca com a de São Pau­lo, vi­via con­jun­tu­ra re­vol­tan­te, por cau­sa da per­se­gui­ção, exe­crá­vel fla­ge­lo da co­bran­ça, se­gui­da de con­fis­co de bens dos que não ti­nham con­di­ções de pa­gar. A ma­jes­ta­de do rei­no, na épo­ca, ra­i­nha Ma­ria I, ti­nha co­mo mi­nis­tro ple­ni­po­ten­ci­á­rio, Már­quez de Pom­bal, o que se­ria ho­je, no po­de­ro­so pre­si­den­ci­a­lis­mo bra­si­lei­ro, o mi­nis­tro che­fe da ca­sa ci­vil. Na­que­la épo­ca, a ra­i­nha abra­çou vo­to de po­bre­za, a in­qui­si­ção ater­ra­va os sú­di­tos, mes­mo os je­suí­tas, úni­ca fon­te de edu­ca­ção da co­lô­nia, não es­ca­pou da ira de sua ma­jes­ta­de, mo­nar­ca ab­so­lu­tis­ta, seus de­sa­ti­nos rei­no afo­ra, por is­so, foi ape­li­da­da de ra­i­nha lou­ca, “Ma­ria a lou­ca”.

Des­co­ber­ta a tra­ma, de­la­ta­da por Sil­vé­rio dos Reis à cor­te, os prin­ci­pa­is in­con­fi­den­tes fo­ram pre­sos, con­de­na­dos a mor­te, po­rém, o re­ceio de tan­ta cru­el­da­de, le­vou-a a co­mu­tar a pe­na de mor­te, ex­ce­to Ti­ra­den­tes, os de­mais, fo­ram de­gre­da­dos pa­ra a Áfri­ca. Jo­a­quim Xa­vi­er da Sil­va – O Ti­ra­den­tes – foi con­de­na­do à for­ca, era ele o prin­ci­pal lí­der da cons­pi­ra­ção, so­nho li­ber­tá­rio, in­de­pen­dên­cia, da cor­te es­po­li­a­do­ra, por is­to, pa­ra im­pri­mir me­do aos de­mais sú­di­tos, ti­nha que ser en­for­ca­do, es­quar­te­ja­do e as par­tes do cor­po, sal­ga­das e ex­pos­tas, em pon­tos di­fe­ren­tes da co­lô­nia. Ti­ra­den­tes, an­tes de ser en­for­ca­do dis­se à mul­ti­dão que as­sis­tia seu mar­tí­rio: “Mil vi­das eu ti­ves­se, mil vi­das eu da­ria, pe­la li­ber­ta­ção de mi­nha pá­tria, do ju­go Por­tu­guês.”. A ora­ção, Li­ber­da­de, Li­ber­da­de, ain­da que tar­dia, le­ma da ban­dei­ra dos in­con­fi­den­tes, era de Vir­gi­lio, 70 a.c, ins­pi­rou os con­ju­ra­dos a co­me­çar pe­las Mi­nas Ge­ra­is e, a par­tir de­la, to­das as de­mais ca­pi­ta­nias, de igual for­ma que as co­lô­ni­as na Amé­ri­ca do Nor­te, ade­ri­ram à eman­ci­pa­ção da In­gla­ter­ra.

Lou­ve­mos o ges­to sin­gu­lar, pri­mei­ro gri­to mar­can­te de li­ber­ta­ção do rei­no, fei­to pe­los in­con­fi­den­tes, pas­sa­do, pou­co mais de uma dé­ca­da, ele co­me­ça­ria a si con­su­mar, pois, D. Jo­ão VI acos­sa­do pe­lo so­nho, ou­tro so­nho, so­nho de gran­de­za de Na­po­le­ão Bo­na­par­te, im­pe­ra­dor de Fran­ça, con­sub­stan­ci­a­do a for­ma­ção de um im­pé­rio mun­di­al co­mo foi, ou­tro­ra, o Im­pé­rio Ro­ma­no, em vin­gan­ça ao amor in­con­ti­do do rei­no Por­tu­guês à In­gla­ter­ra, sua fer­re­nha ad­ver­sá­ria na bri­ga pe­lo do­mí­nio do mun­do, in­va­dia Por­tu­gal. An­tes que se tor­nas­se pri­si­o­nei­ro do Im­pe­ra­dor de Fran­ça, es­col­ta­do pe­la sua ben­fei­to­ra, que apo­de­rou de qua­se to­do o ou­ro que ex­tor­quiu da co­lô­nia, par­tiu, as pres­sas, pa­ra a en­tão, co­lô­nia bra­si­lei­ra. O Rei, em ges­to vi­si­o­ná­rio, his­tó­ri­co, ele­vou o Bra­sil à con­di­ção de es­ta­do, rei­no uni­do Por­tu­gal, Al­gar­ves, Bra­sil es­te ce­tro do rei­no, hur­ra! De­cla­ra aber­tos os por­tos, en­tão pro­i­bi­dos a to­das as na­ções do mun­do, tor­nan­do re­a­li­da­de o de­se­jo, há mui­to aca­len­ta­do, pe­la co­lô­nia bra­si­lei­ra.

Nem bem, por iro­nia do des­ti­no, o Bra­sil eman­ci­pa tor­nan­do-se Rei­no Uni­do, in­jun­ções in­ter­na­cio­nais der­ru­ba a sa­nha ple­ni­po­ten­ci­á­ria de Na­po­le­ão Bo­na­par­te, ao ser der­ro­ta­do, na ba­ta­lha na­val de Tra­fal­gar, pe­la In­gla­ter­ra. Co­me­ça, com a mu­dan­ça abrup­ta, a lu­ta pe­la vol­ta do rei à Por­tu­gal, e, res­pec­ti­vo re­bai­xa­men­to do Bra­sil, a con­di­ção de co­lô­nia de ou­tro­ra, is­to, re­a­cen­de a sua ân­sia li­ber­tá­ria, as­sim, pa­ra não per­der a co­roa e con­ser­var a co­lô­nia, ago­ra, par­te do im­pé­rio, vol­ta a Por­tu­gal dei­xan­do aqui, seu fi­lho, o prín­ci­pe D. Pe­dro.  Ao vol­tar, ofi­ci­o­sa­men­te, te­ria di­to ao fi­lho es­ta fra­se tex­tu­al: “Pe­dro, o Bra­sil, bre­ve­men­te, se­pa­rar-se-á de Por­tu­gal, em as­sim sen­do, co­lo­co a co­roa so­bre tua ca­be­ça, an­tes que al­gum aven­tu­rei­ro lan­ce mão de­la”.

De igual for­ma, as cor­tes pas­sa­ram a tra­mar con­tra a con­ti­nua­ção do Bra­sil co­mo par­te do Im­pé­rio, tu­do fa­zen­do, ago­ra, pa­ra a vol­ta do prín­ci­pe her­dei­ro ao rei­no, em Por­tu­gal, o que se tor­na im­pe­ra­ti­vo, com a mor­te de D. Jo­ão VI. Is­to ace­le­rou a lu­ta bem mais, pe­la in­de­pen­dên­cia, quan­do D. Pe­dro I, as mar­gens do ri­bei­ro Ipi­ran­ga, pro­vín­cia de São Pau­lo, bem ilus­tra­da na te­la de Jo­sé Amé­ri­co, ins­ta­do à vol­ta pe­ran­te as tro­pas e au­to­ri­da­des que o acom­pa­nha­va da pro­vín­cia do Rio de Ja­nei­ro pa­ra São Pau­lo, ao ler as de­ter­mi­na­ções che­ga­das do rei­no, pro­cla­ma: Bra­va gen­te! As cor­tes por­tu­gue­sas que­rem mes­mo es­cra­vi­zar o Bra­sil, fa­zen­do o bra­do de In­de­pen­dên­cia ou mor­te! Con­se­gue o im­pe­ra­dor rei­nar por al­gum tem­po, no en­tan­to, au­to­ri­tá­rio, a ca­da dia mais e mais ira­do com seus sú­di­tos, in­clu­si­ve, mi­nis­tros, co­mo Jo­sé Bo­ni­fá­cio, ar­do­ro­so ins­pi­ra­dor da pro­cla­ma­ção, aca­ba pa­ra não per­der o tro­no de além-mar, ab­di­can­do, em fa­vor de seu fi­lho, ain­da in­fan­te, Pe­dro II.

A per­sis­ten­te cons­pi­ra­ção da cor­te, a vol­ta do Bra­sil à con­di­ção de co­lô­nia, in­duz à lu­ta pe­la mai­o­ri­da­de do Prín­ci­pe, o que le­vou a ins­ti­tu­i­ção da Re­gên­cia Tri­na, a qual, com a ação re­so­lu­ta, ma­es­tria do re­gen­te e pa­dre, Di­o­go Fei­jó, con­su­mou a sua mai­o­ri­da­de, con­so­li­dan­do o Im­pé­rio. Em seu ges­to vi­si­o­ná­rio, Di­o­go Fei­jó per­deu a po­pu­la­ri­da­de do mo­men­to, afron­tan­do to­da a tra­ma, con­tra­ri­e­da­de da cor­te, sem­pre cons­pi­ran­do, mor­do­mi­as, pri­vi­lé­gios, en­tre­tan­to, de­sa­fi­an­do-as con­so­li­dou o Im­pé­rio, con­quis­tan­do a ad­mi­ra­ção das ge­ra­ções vin­dou­ras.

Tu­do is­to lei­tor, pa­ra che­gar - em­bo­ra, o már­tir Ti­ra­den­tes, D. Jo­ão VI, D. Pe­dro I, os pro­cla­ma­do­res cau­di­lhis­tas-po­si­ti­vis­tas da re­pú­bli­ca - aos qua­se du­zen­tos anos de in­de­pen­dên­cia da co­roa por­tu­gue­sa, sem a nos­sa, de fa­to, li­ber­ta­ção so­cio­po­lí­ti­co-­e­co­nô­mi­ca, pois o es­ta­do foi cri­a­do pa­ra ser­vir a so­ci­e­da­de, mas por fal­ta da cul­tu­ra, sem­pre re­ga­te­a­da pe­los su­ces­si­vos ocu­pan­tes do po­der, a prin­ci­pio, a cor­te aca­bou ou não, ser­va do es­ta­do? Ve­ja só, pa­ga tri­bu­tos de pri­mei­ro mun­do, a nos­sa car­ga tri­bu­tá­ria atu­al é de 36% do PIB, era 25%, a 20 anos. En­tre­tan­to, por cau­sa da má ges­tão, re­ce­be ser­vi­ços mor­men­te, em áre­as vi­tais, co­mo edu­ca­ção, aten­te pa­ra da­dos da re­a­li­da­de atu­al: 53% dos pro­fes­so­res mi­nis­tram mais de uma ma­té­ria, na fí­si­ca 59% dos que mi­nis­tram au­las, não tem for­ma­ção ade­qua­da. Na ma­te­má­ti­ca 51%, no por­tu­guês 42%, são ina­de­qua­dos: sa­ú­de, se­gu­ran­ça, abai­xo do so­frí­vel.

Por is­so, vo­cê con­tri­buin­te, tem que cu­tu­cá-los com va­ra cur­ta, pa­ra es­ta in­gen­te ta­re­fa, há que se mon­tar um sis­te­ma de con­tro­le ex­ter­no, pa­ra atu­ar, agir, de for­ma con­ca­te­na­da, com o ago­ra nas­cen­te con­tro­le in­ter­no: Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, Tri­bu­nais de Con­tas, STF e o pró­prio po­der le­gis­la­ti­vo que vi­ve ain­da, mais na ba­se da co­op­ta­ção, do que co­a­li­zão, se­não aten­te pa­ra os es­cân­da­los re­cen­tes e atu­ais: Men­sa­lão e Pe­tro­lão. Que tal um pro­je­to de lei ca­na­li­zan­do pa­ra a ade­qua­ção de pro­fes­so­res, com­ba­te a de­lin­quên­cia, no ca­so, os me­ni­nos aban­do­na­dos, to­da ver­ba pro­pi­na­da da Pe­tro­bras? Por­tan­to, lei­tor, fa­ça cor­ren­te, for­me opi­ni­ão, tan­to exal­tan­do a fi­gu­ra es­tói­ca de Ti­ra­den­tes, no pas­sa­do, pá­tria li­vre do ju­go por­tu­guês, co­mo ago­ra, li­vre dos maus ges­to­res, aves de ra­pi­na, que vem mas­ca­ran­do nos­sa in­de­pen­dên­cia so­cio­po­lí­ti­co-­e­co­nô­mi­ca, pois, vir­tu­al­men­te, vo­cê con­ti­nua bur­ra de car­ga do es­ta­do, e, de car­ru­a­gem lu­xu­o­sa dos ocu­pan­tes do po­der, maus ges­to­res pú­bli­cos. Dia 21 de abril, exal­tem a me­mó­ria de Ti­ra­den­tes, en­ga­jan­do, des­ta fei­ta, na lu­ta, pe­la li­ber­ta­ção da re­pú­bli­ca dos cor­rup­tos e cor­rup­to­res, ini­mi­gos da de­mo­cra­cia.

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias